Topo

"Não falta amor, falta usá-lo", diz Alexandre Nero em lançamento de DVD

Patrícia Colombo

Do UOL, em São Paulo

14/11/2013 07h00

“Não falta amor, falta usá-lo. A gente vive postando coisas na internet, mostrando que há amor, mas no dia a dia onde ele está? É um mundo onde é cada um por si, no qual prevalece o egoísmo.” Foi com essa visão que o ator e cantor Alexandre Nero desenvolveu um "documentário musical", intitulado "Revendo Amor - Com Pouco Uso, Quase na Caixa", DVD que chega às lojas no próximo dia 18 de novembro.

"Todo mundo fala de amor, mas o sentimento está guardado na gaveta, quase sem uso. Era esse o tipo que eu queria falar, não só amor do amor conjugal, mas o amor pela sociedade”, explicou o artista em entrevista ao UOL. “Começou a me incomodar o fato de ser um assunto tão banal e óbvio, tão lugar comum. Tentei pesquisar um pouco mais para transmitir de outras maneiras.”

O material, com direção de Allan Raffo, reúne imagens de Nero executando algumas de suas canções (tendo como base o álbum lançado por ele em 2011, intitulado “Vendo Amor em suas Mais Variadas Formas, Tamanhos e Posições”) e de outros artistas junto a músicos de Curitiba, sua terra natal. Intercala também as cenas musicais com leituras de textos sobre o tema (tanto escritos por ele próprio quanto os de nomes como o do psicanalista e filósofo alemão Erich Fromm e do poeta e escritor brasileiro Paulo Leminski) e imagens de bastidores de todo o processo de gravação.

  • Alexandre Nero lança DVD "Revendo Amor - Com Pouco Uso, Quase na Caixa", com show em São Paulo marcado para o próximo dia 17 de novembro

Com sonoridade influenciada pelas bandas de coreto, fanfarra e realejo francês, o registro foi realizado na capital paranaense, em uma casa do século 19 pertencente à família do baixista Hélio Brandão - a renomada família Brandão, na qual pai, mãe e os sete filhos são todos músicos eruditos.  “Há partituras e instrumentos espalhados por toda a casa. Quando entrei, vi um cenário. A direção de arte estava pronta (risos)”, comenta.

Um dos motivos por optar por um DVD nesse formato, um filme musical com certa dramaturgia e alguns trechos com cara de documentário, é justamente por Nero ser, além de músico, ator – atualmente ele integra o elenco da novela global das 19h "Além do Horizonte". Fez questão de misturar suas próprias canções e textos com o formato cênico, brincando com o fato de que ele e sua banda acabaram fazendo uma apresentação para eles mesmos, sem plateia.

Quem integra também o projeto é o músico André Abujamra, seu amigo de longa-data. O ex-integrante do Karnak aparece cantando “Vendo à Vista”, faixa esta da qual também participa no álbum. “Como juntei um grupo de amigos para esse projeto, a experiência de gravação acabou não tendo espírito de trabalho pesado para ninguém”, conta. “Foi tudo muito leve e divertido.”



O lançamento oficial de “Revendo Amor - Com Pouco Uso, Quase na Caixa” está marcado para o próximo dia 17, em São Paulo, no Auditório do Ibirapuera. André Abujamra e Carlos Careqa já estão com participações confirmadas.

Serviço
Lançamento do DVD “Revendo Amor - Com Pouco Uso, Quase na Caixa”
Onde: Auditório Ibirapuera (av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do parque Ibirapuera - São Paulo)
Quando: Dom. (17), às 19h 
Ingressos:  R$ 20 (meia entrada R$10)
Informações: 0/xx/11/ 3629-1075