Topo

Empresa russa é multada por "promover homossexualidade" com show de Gaga

Por leis rígidas contra a homossexualidade, empresa russa responsável por show de Lady Gaga leva multa em processo - Reuters
Por leis rígidas contra a homossexualidade, empresa russa responsável por show de Lady Gaga leva multa em processo Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

18/11/2013 18h31

A empresa russa Planeta Plus, responsável pela apresentação de Lady Gaga em São Petersburgo no último mês de dezembro, foi multada em 20 mil rublos (pouco mais de R$ 1300) porque, segundo a justiça do país, o show da cantora “promoveu homossexualidade e consumo de álcool”.

A multa é resultado de um processo sustentado em uma lei local antipropaganda que sustenta proteger crianças de informações que possam ser agressivas à sua saúde e desenvolvimento. Ela antecede a nova lei federal que proíbe o apoio russo à homossexualidade e à divulgação de imagens e informações a respeito. A lei tem contribuído para o aumento da homofobia no país.

Segundo o “Hollywood Reporter”, Nadezhda Petrova foi ao show com sua filha de 13 anos de idade e reclamou, por meio de uma ação na justiça, que a apresentação da cantora norte-americana continha coreografias que simulavam atos sexuais entre mulheres e estímulo ao consumo de álcool.

“Por causa dessas leis contra propaganda gay adotadas por aqui, todos os frequentadores dos shows acabam sofrendo as consequências”, disse o diretor da empresa, Yevgeny Filkenstein. “Recentemente, Peter Gabriel, que nunca se apresentou na Rússia, se recusou a vir por causa dessa nova lei federal e porque ele apoia as Pussy Riot”, comentou, referindo-se ao grupo punk feminista que teve algumas de suas integrantes presas no ano passado.