Beastie Boys denuncia empresa de brinquedos após vídeo com paródia
Os integrantes dos Beastie Boys denunciaram a Goldieblox, uma start-up de brinquedos infantis, por violação de direitos autorais após um comercial circular com uma versão alternativa da música "Girls". No vídeo, que teve mais de 7 milhões de visualizações em uma semana, três meninas rebelam-se contra seus brinquedos cor-de-rosa e têm a ideia de construir uma engenhoca complexa.
"Advogados dos Beastie Boys afirmam que o vídeo de paródia de 'Girls' é uma violação de direitos autorais, não faz utilização justa [da música] e que o uso não autorizado pela GoldieBlox da propriedade intelectual dos Beastie Boys é um 'grande problema' que tem um 'impacto muito significativo'", diz o processo aberto na quinta-feira (21) pela empresa de brinquedos, segundo informou o "Hollywood Reporter".
A Goldieblox irá a um tribunal federal da Califórnia para obter uma declaração de que o vídeo não é uma violação de direitos autorais da música "Girls", que faz parte do álbum de estreia do grupo, "Licensed to Ill" (1986). A polêmica em torno da apropriação da composição é de que a letra adaptada levanta uma discussão provocativa, de que meninas não querem brincar só com princesas, mas também carrega discurso comercial pela intenção de vender brinquedos.
Na versão original, a banda canta: "Garotas - para lavar a louça, Garotas - para arrumar meu quarto, Garotas - para lavar as roupas, Garotas - e fazer no banheiro, Garotas - tudo o que eu realmente quero são garotas".
Na paródia feita pela Goldieblox, a letra diz: "Garotas - constroem uma nave espacial, Garotas - criam um novo aplicativo, Garotas - que crescem sabendo, Que podem projetar essas coisas, Garotas - tudo de que realmente precisamos são garotas".
De acordo com o processo, a "GoldieBlox criou seu vídeo paródia com intenção de tirar sarro da música Beastie Boys, e para promover a meta da empresa de quebrar os estereótipos de gênero e para incentivar jovens a se envolver em atividades que desafiam o seu intelecto, particularmente em os campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática".
27 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Musica machista idiota. Se tivesse um monte de mulheres peladas eles não reclamariam.
Melhor ficar de boa, Beastie Boys é a banda mais influente dos EUA, pra quem conhece sabe, os caras entendem de musicas e usam muitos instrumentos em suas músicas, vão estudar a história da banda antes de comentar algo, devem curtir funk e pagode mesmo.....