Topo

Beastie Boys denuncia empresa de brinquedos após vídeo com paródia

Os integrantes do Beastie Boys em foto tirada em Nova York - AP
Os integrantes do Beastie Boys em foto tirada em Nova York Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

23/11/2013 10h38

Os integrantes dos Beastie Boys denunciaram a Goldieblox, uma start-up de brinquedos infantis, por violação de direitos autorais após um comercial circular com uma versão alternativa da música "Girls". No vídeo, que teve mais de 7 milhões de visualizações em uma semana, três meninas rebelam-se contra seus brinquedos cor-de-rosa e têm a ideia de construir uma engenhoca complexa.

"Advogados dos Beastie Boys afirmam que o vídeo de paródia de 'Girls' é uma violação de direitos autorais, não faz utilização justa [da música] e que o uso não autorizado pela GoldieBlox da propriedade intelectual dos Beastie Boys é um 'grande problema' que tem um 'impacto muito significativo'", diz o processo aberto na quinta-feira (21) pela empresa de brinquedos, segundo informou o "Hollywood Reporter".

A Goldieblox irá a um tribunal federal da Califórnia para obter uma declaração de que o vídeo não é uma violação de direitos autorais da música "Girls", que faz parte do álbum de estreia do grupo, "Licensed to Ill" (1986). A polêmica em torno da apropriação da composição é de que a letra adaptada levanta uma discussão provocativa, de que meninas não querem brincar só com princesas, mas também carrega discurso comercial pela intenção de vender brinquedos.

Na versão original, a banda canta: "Garotas - para lavar a louça, Garotas - para arrumar meu quarto, Garotas - para lavar as roupas, Garotas - e fazer no banheiro, Garotas - tudo o que eu realmente quero são garotas".

Na paródia feita pela Goldieblox, a letra diz: "Garotas - constroem uma nave espacial, Garotas - criam um novo aplicativo,  Garotas - que crescem sabendo, Que podem projetar essas coisas, Garotas - tudo de que realmente precisamos são garotas".

De acordo com o processo, a "GoldieBlox criou seu vídeo paródia com intenção de tirar sarro da música Beastie Boys, e para promover a meta da empresa de quebrar os estereótipos de gênero e para incentivar jovens a se envolver em atividades que desafiam o seu intelecto, particularmente em os campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática".