Após paródia, Beastie Boys diz que proibe suas músicas em propagandas
Os integrantes remanescentes dos Beastie Boys, Adam Horovitz e Michael Diamond, publicaram uma carta aberta afirmando que vetam o uso de suas músicas em propagandas, após a fabricante de brinquedos GoldieBlox parodiar a faixa "Girls" em um anúncio.
"O vídeo é uma propaganda feita para vender um produto, e há muito tempo tomamos uma decisão consciente de não permitir que a nossa música e/ou nome sejam utilizados em anúncios", disseram os músicos por meio de seu agente.
A música faz parte do primeiro álbum do trio, "Licensed to Ill", lançado em 1986, e conta com versos como “Garotas, para lavar os pratos / Garotas, para arrumar meu quarto / Garotas para lavar o banheiro”.
Com a letra da faixa alterada, a propaganda da GoldieBlox mostra meninas cantando sobre construir espaçonaves e codificar softwares. Viral, a peça foi vista por 8 milhões de usuários no YouTube nas últimas semanas. A ideia da campanha é vender também a meninas brinquedos relacionados à construção e engenharia.
Os músicos afirmaram ainda que são a favor da mensagem da campanha, que é mostrar que mulheres podem desempenhar funções masculinas.
"Quando tentamos simplesmente perguntar como e por que “Girls” havia sido utilizada em seu anúncio sem a nossa permissão, VOCÊS [GoldieBlox] processaram os ESTADOS UNIDOS", afirmaram, dirigindo-se diretamente à fabricante.
A GoldieBlox entrou com uma ação na suprema corte americana após os Beastie Boys ameaçarem acionar a Justiça por violação de direitos autorais neste fim de semana.
"A GoldieBlox criou a paródia especificamente para fazer referência à música dos Beastie Boys e para promover a meta de quebrar os estereótipos de gênero, incentivando jovens a se envolver em atividades que desafiam o seu intelecto, particularmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática ", diz ação judicial.
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