Topo

Rússia pode impedir shows de Elton John por "propaganda gay"

Elton John se apresenta durante o Emmy 2013, em setembro - Mike Blake/Reuters
Elton John se apresenta durante o Emmy 2013, em setembro Imagem: Mike Blake/Reuters

Do UOL, de São Paulo

02/12/2013 18h54

O próximo show de Elton John em Moscou, marcado para esta sexta-feira (6), pode ser cancelado devido à lei russa que proíbe “propaganda gay”. O segundo show do cantor no país, em Cazã, no sábado (7), também está sob ameaça. As informações são do jornal britânico “The Times”.

Segundo a publicação, as apresentações podem não acontecer por causa dos planos do músico, que é abertamente homossexual, de apoiar a comunidade gay russa.

Em setembro, Elton disse ao jornal britânico "The Guardian" que agendou os shows para apoiar as pessoas afetadas pela lei, que pune russos por manifestar "relações sexuais não tradicionais".

Aprovada em junho, a lei é interpretada como uma violação de direitos de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros por organizações de direitos humanos. "Como um homem gay, não posso deixar essas pessoas sozinhas. Eu não sei o que vai acontecer, mas eu tenho que ir [à Rússia].”

No início deste ano, o promotor da turnê da cantora Lady Gaga foi multado por "propaganda de consumo de álcool e homossexualismo". Um tribunal de São Petersburgo respondeu à uma queixa apresentada por uma moradora que afirmou que, durante o show da cantora em dezembro 2012 na cidade, sua filha de 13 anos foi exposta à imitação de uma relação sexual entre mulheres e à apologia ao consumo de álcool.

O juiz determinou que o promotor violou uma cláusula no código administrativo da Rússia de "proteção das crianças a partir de informações que poderiam prejudicar a sua saúde e/ou desenvolvimento." Uma lei semelhante foi aprovada em São Petersburgo, no início deste ano, contra Madonna, após um show realizado por ela em agosto de 2012.