Topo

Vídeo explora obra de J.J. Cale e por que seu nome não chegou ao público

Do UOL, em São Paulo

29/12/2013 09h21

Autor de canções clássicas como "After Midnight", "Cocaine" e "Call Me the Breeze", o compositor J.J. Cale nunca alcançou o estrelato. O Op-Doc animado produzido pelo "New York Times" explora o disco de estreia dele "Naturally" (1972) e a obra do autor, que teve suas músicas interpretadas por nomes como Eric Clapton e a banda Lynyrd Skynyrd.

J.J. Cale morreu em julho deste ano, aos 74 anos, em um hospital da Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com o site oficial do guitarrista, ele sofreu um ataque cardíaco.

Ao longo da carreira, J.J. lançou outros 15 álbuns, incluindo uma parceria com Eric Clapton em 2006, "The Road To Escondido", premiado com um Grammy. "Roll On", de 2009, foi seu último disco. Seu último trabalho de estúdio foi uma parceria com Clapton na faixa "Angel" do último álbum de Eric Clapton, "Old Sock", lançado neste ano.

Sempre discreto, J.J. Cale não fazia questão de ter seu nome conhecido pelo grande público. "As pessoas não sabem o meu nome. Elas ouviram a minha música, mas todas as mais famosas canções minhas se tornaram populares por outras pessoas... Esse era o meu objetivo", disse Cale ao "Chicago Sun Times", em 1990.

Entre os artistas que gravaram suas composições, estão Lynyrd Skynyrd, Santana, The Allman Brothers, Johnny Cash, The Band, Chet Atkins, Freddie King, e Captain Beefheart. Neil Young, Mark Knopfler e Bryan Ferry o citam como grande influência.