Topo

Cristiano Araújo causa polêmica ao gravar música lançada pelo grupo Psirico

Do UOL, em São Paulo

21/01/2014 18h50

Aposta para o Carnaval 2014 da Bahia, a música "Lepo, Lepo", do grupo Psirico, caiu na graça do público e, mesmo antes da folia começar, já entrou em polêmicas. Composta por Magno Sant'Anna e Filipe Escandurras, a canção também foi interpretada pelo sertanejo Cristiano Araújo em gravação ainda não oficial.

O cantor foi acusado por internautas e artistas de se apropriar da música depois que o produtor musical Rafael Vannucci, filho da cantora Vanusa e produtor do disco de Cristiano Araújo, ter publicado no Instagram, na segunda-feira (20), um suposto áudio na voz do sertanejo.

Ouça "Lepo Lepo" na voz de Cristiano Araújo

Na rede social, Rafael deu os créditos somente a Cristiano Araújo, sem citar o Psirico, que lançou a música na Bahia. "Sucesso do Carnaval com Cristiano Araújo! Música Nova! "Lepo Lepo"! Topíssimo! #vazou", escreveu ele na legenda.

Indignados, artistas como Ivete Sangalo, Péricles, Astrid Fontenelle, Bruno (Sorriso Maroto) e Solange (Aviões do Forró), entre outros, usaram as redes sociais para apoiar o vocalista do Psirico, Márcio Victor, e declarar que a música pertence ao grupo.

"Psirico, a gente te ama! 'Lepo Lepo' é do Psirico, daí vem um sertanejo tampinha e paga mais e lança no YouTube. Puta falta de ética! 'Lepo Lepo' é sucesso do verão na voz e na negritude do Marcio Vitor, que para quem não conhece é um puta músico, percursionista de um monte de gente grande, né, Caetano [Veloso]? E que hoje comanda seu Psirico. Psirico do povão e do meu coração!", escreveu Astrid na legenda de um vídeo, em que o filho Gabriel aparece cantando a música.
 
A cantora Ivete Sangalo, por sua vez, publicou uma imagem com os dizeres: "'Lepo Lepo' é do Psi do povão. É da Bahia". Os outros artistas publicaram vídeos cantando trechos da música. Veja abaixo.


Mal entendido
Logo após a repercussão negativa, Cristiano Araújo e os compositores da canção, Magno Sant'Anna e Filipe Escandurras, publicaram um vídeo no Facebook para esclarecer o suposto mal entendido. De acordo com a publicação, os três estiveram reunidos na segunda-feira na sede da Efeitos Produções, empresa gestora da carreira do sertanejo, em Goiânia.

"Toda minha vida e carreira é calcada em muito trabalho, luta e honestidade. Minhas músicas também foram regravadas por muitos artistas, inclusive baianos, o que me deixou muito feliz e honrado. Jamais faria qualquer coisa para prejudicar ou magoar alguém. Principalmente um artista como Márcio Vitor e a banda Psirico, da qual sou admirador e fã. Quanto ao fato de eu ser ofendido e caluniado, agirei com fé na Justiça de Deus e no rigor da lei", escreveu Cristiano Araújo em comunicado na rede social.

Já Magno disse que a música "Lepo, Lepo" está no repertório de todas as bandas do Brasil, inclusive do "amigo Cristiano Araújo". "A canção é da banda Psirico e não houve nenhuma irregularidade". Escandurras reforçou a ideia: "Tenho 50 vídeos de todos os gêneros postados no Youtube com a música 'Lepo Lepo'".