Topo

Após seis anos de separação, Ira! confirma nova turnê em maio

Leonardo Rodrigues

Do UOL, de São Paulo

23/01/2014 12h42

Após seis anos de brigas e projetos paralelos, o Ira! confirmou sua volta aos palcos. O grupo sairá em turnê em maio, capitaneado por vocalista Nasi e pelo guitarrista Edgard Scandurra.

"Já tinha me reconciliado com o Edgard em outubro do ano passado, e participei com ele de um show beneficente que estava produzindo em uma escola paulistana para crianças com necessidades especiais. Foi muito emocionante. Nosso prazer foi tão grande que começamos a conversar sobre essa possibilidade", contou Nasi, por telefone, ao UOL.

Vídeo amador mostra reencontro de Nasi e Scandurra (30/10/2013)

A banda paulistana formada em 1981 se separou no fim de 2007 após desavenças entre Edgard, Nasi e Airton Valadão Júnior, irmão do cantor e ex-empresário do grupo. "Sentamos e discutimos o que queríamos e o que não queríamos no show, incluindo como deveria ser nosso relacionamento, que esperamos que agora seja mais maduro."

Em outubro do ano passado, os dois se reuniram pela primeira vez em um palco durante um show beneficente em São Paulo. O show teve repertório do Ira! e participação de Paulo Ricardo, do RPM, que foram acompanhados por Daniel Scandurra (baixo) e Felipe Mello (bateria).

Da formação clássica, a nova banda contará apenas com Nasi e Scandurra. Os demais postos serão preenchidos por músicos dos projetos paralelos da dupla. A decisão inspirou o nome da turnê: "Núcleo Base". "Temos nossas carreiras solo, que são coisas definitivas. Mas agora vamos dar prioridade para esses shows e matar essa saudade."

Segundo o vocalista, a ideia é passar pelos principais Estados brasileiros durante dois anos, com cerca 200 shows até 2015, começando por São Paulo. Uma excursão nos moldes da turnê do bem-sucedido "Acústico MTV", lançado em 2004.

O repertório incluirá faixas dos 13 álbuns de estúdio do Ira!, possivelmente com a inclusão de duas ou três inéditas, que devem ser divulgadas pela internet. "O Edgard já me passou uma música. Estava de férias no litoral e ele mandou por e-mail uma ideia que achei muito bacana." Por enquanto, ainda não há previsão para o lançamento de um novo trabalho de estúdio, que seria o primeiro desde 2007.