Topo

Público do UOL elege os discos que merecem vencer o Grammy 2014; veja lista

Do UOL, em São Paulo

24/01/2014 17h44

Na noite do próximo domingo (26) serão conhecidos os vencedores da 56ª edição do Grammy Awards, o prêmio mais importante da música internacional. As apostas já começaram a ser feitas e a dupla Macklemore & Ryan Lewis figura como a favorita para levar diversos gramofones para casa, segundo publicações estrangeiras. O público do UOL também votou e escolheu os discos que merecem ganhar um prêmio. Veja quais são eles:

  • Divulgação

    Capa do disco "The Blessed Unrest" (2013), de Sara Bareilles

Álbum do ano
"The Blessed Unrest", de Sara Bareilles
511 votos (35,5%)

O nome de Sara Bareilles não é tão popular no Brasil, mas ela já é uma veterana. Cantora, compositora e pianista, a californiana já lançou quatro discos, o último sendo "The Blessed Unrest", o preferido do público do UOL, à frente de "Good Kid, M.A.A.D. City", de Kendrick Lamar; "Random Access Memories", do Daft Punk; "The Heist", do Macklemore & Ryan Lewis; e de "Red", de Taylor Swift. O primeiro single do álbum é "Brave" --música que levou Katy Perry a ser questionada sobre a originalidade do hit "Roar".


  • Divulgação

    Capa do disco "Celebration Day" (2013), Led Zeppelin

Álbum de rock
"Celebration Day", de Led Zeppelin
241 votos (28,1%)

Um dos nomes mais adorados do rock and roll, o Led Zeppelin lançou "Celebration Day" em CD, DVD e blu-ray o registro ao vivo do emblemático show feito na O2 Arena, em Londres, em 2007. Foi a primeira apresentação da banda em 27 anos para um público de 18 mil pessoas sorteadas para o espetáculo. O disco é o preferido do público do UOL para vencer a categoria de álbum de rock, que tem ainda "13", de Black Sabbath; "The Next Day", de David Bowie; "Mechanical Bull", de Kings Of Leon; "...Like Clockwork", de Queens of The Stone Age; "Psychedelic Pill", de Neil Young With Crazy Horse.


  • Divulgação

    Capa do disco "Paradise" (2014), de Lana Del Rey

Álbum vocal pop
"Paradise", de Lana Del Rey
368 votos (29,9%)

"Paradise" não é um álbum completo, mas um EP com oito músicas, o que também é permitido concorrer no Grammy. O registro foi lançado junto com a reedição do disco "Born to Die" (2012) e teve ótima recepção da crítica musical. Para o público do UOL, Lana Del Rey --que esteve no Brasil em novembro-- deve levar o prêmio de melhor álbum vocal pop, superando "Pure Heroine", de Lorde; "Unorthodox Jukebox", de Bruno Mars; "Blurred Lines", de Robin Thicke; e "The 20/20 Experience", de Justin Timberlake.


  • Divulgação

    Capa do disco "Modern Vampires of the City" (2013), do Vampire Weekend

Álbum de música alternativa
"Modern Vampires Of The City", de Vampire Weekend
249 votos (45,5%)

Terceiro álbum da banda nova-iorquina Vampire Weekend, "Modern Vampires Of The City" foi apontado como um dos 15 melhores discos de 2013 pela equipe do UOL. As incursões étnicas que o grupo especializou-se em fazer nos rehgistros anteriores foram disseminadas de forma mais coesa dessa vez. Para os leitores do UOL, o disco merece levar o Grammy de melhor álbum de música alternativa, à frente "The Worse Things Get...", de Neko Case; "Trouble Will Find Me", de The National; "Hesitation Marks", de Nine Inch Nails; e "Lonerism", de Tame Impala.


  • Divulgação

    Capa do disco "The Heist" (2013), de Macklemore & Ryan Lewis

Álbum de rap
"The Heist", de Macklemore & Ryan Lewis
217 votos (32,4%)

Desde o surgimento de Eminem, em 1999, não se via um rapper branco com tanta relevância no cenário norte-americano. Até que Ben Haggerty adotou o codinome Macklemore, construiu uma forte base de fãs na internet e, no final de 2012, lançou sua "Thrift Shop" ao topo da principal parada de hits dos Estados Unidos, a Billboard Hot 100. A parceria com o produtor Ryan, grande amigo de Ben, rendeu o álbum "The Heist", que consagrou os grandes hits da dupla, como "Same Love", "Thrift Shop" e "Can't Hold Us". O disco é o preferido do público do UOL na categoria álbum de rap, à frente de "Nothing Was The Same", de Drake; "Magna Carta... Holy Grail", de Jay-Z; "Good Kid, M.A.A.D City", de Kendrick Lamar; e "Yeezus", de Kanye West.


  • Divulgação

    A dupla Macklemore & Ryan Lewis

Artista revelação
Macklemore & Ryan Lewis
276 votos (36,5%)

Não é só o álbum de Macklemore & Ryan Lewis que caiu no gosto do público. O rapper e o produtor conquistaram uma legião de admiradores com o apelo pop de suas canções, letras engajadas, sem a tradicional ostentação da classe, e chamou a atenção de uma nova geração do gênero. Para o leitor do UOL, a dupla leva o gramofone de artista revelação, deixando de lado James Blake, Kendrick Lamar, Kacey Musgraves e Ed Sheeran.