Topo

Com registro ao vivo antigo, Led Zeppelin vence Grammy de melhor álbum rock

Do UOL, em São Paulo

26/01/2014 23h02

Um show gravado pelo Led Zeppelin em 2007 venceu o prêmio de melhor álbum de rock no Grammy 2014, que acontece neste domingo (26) em Los Angeles. “Celebration Day”, registro ao vivo do show que aconteceu em Londres há seis anos, foi lançado em novembro de 2012 e deixou para trás três dinossauros do rock, que provaram que ainda eram capazes de criar álbuns relevantes e inéditos.

Black Sabbath concorria ao prêmio com “13”, primeiro álbum de inéditas em 35 anos com (parte da) formação original, que culminou em uma celebrada turnê que passou pela Brasil em outubro passado.

Neil Young extrapolou sua própria história no difícil álbum – talvez o mais roqueiro entre todos os indicados – com “Psychedelic Pill”. O camaleão David Bowie surpreendeu a todos com o anúncio de um novo disco, após 10 anos longe dos estúdios, com “The Next Day”.

Os votantes, no entanto, preferiram o disco dos britânicos do Zeppelin, que traz a história apresentação que deixou os fãs a espera de uma turnê mundial – que a propósito não se concretizou.

Foi o primeiro prêmio que a banda recebeu na história do Grammy. O vocalista  Robert Plant acumulou gramofones por sua parceria junto à cantora Alison Krauss em 2007 e até subiu ao palco, em outra edição, junto ao seu parceiro de longa data, o guitarrista Jimmy Page, na colaboração deles nos anos 90. Porém, o Led Zeppelin, só recebeu o Lifetime Achievement Award em 2005.

Bandas mais novas também concorriam ao prêmio. Kings Of Leon conquistou uma indicação por sua popularidade, com “Mechanical Bull”, e Queens of the Stone Age, com “...Like Clockwork”, mais um disco de sua carreira influenciada, de alguma forma, pelo hard rock do Led Zeppelin.

Melhor performance

Na categoria melhor performance de rock, os britânicos do Led Zeppelin deixaram os novatos do Imagine Dragons vencer com o hit "Radioactive", contra a versão ao vivo mais recente de "Kashimir". A banda Alabama Shakes, uma das revelações de 2012, também concorria com "Always Alright". Queens of the Stone Age, com "My God is the Sun", David Bowie, com "The Stars", e Jack White, com "I'm Shakin" também concorriam ao prêmio.

Ozzy Osbourne e sua trupe ficaram com o prêmio de melhor performance de metal pela música "God is Dead?". No single escolhido pelos britânicos para ser a primeira mostra da nova safra de canções, Ozzy canta sobre uma disputa entre Deus e o diabo em tons sombrios. O tema religioso é um dos favoritos da banda desde o início da carreira.