Topo

Expoente do shoegaze, Slowdive anuncia retorno após 19 anos

A banda inglesa Slowdive, que anunciou seu retorno - Divulgação
A banda inglesa Slowdive, que anunciou seu retorno Imagem: Divulgação

Do UOL, de São Paulo

29/01/2014 08h43

O Slowdive, banda de rock alternativo inglesa dos anos 1990, confirmou nesta terça-feira (28) que voltará aos palcos com sua formação original, após 19 anos de separação. O anúncio, que põe fim à uma onda de rumores que vinha desde o ano passado, foi publicado no Twitter oficial do grupo: “Slowdive está de volta”, diz a mensagem.

A banda formada por Neil Halstead, Rachel Goswell, Christian Savill, Simon Scott e Nick Chaplin se apresentará no Festival de Primavera de Barcelona, que acontece entre 29 e 31 de maio, ao lado de Pixies, The National e Slint.

Em outubro de 2013, Halstead e Rachel tocaram juntos pela primeira vez em dez anos. Nas últimas semanas, os integrantes vinham fazendo uma contagem regressiva em suas contas do Twitter, dando indícios da reunião.

"Estou super animado. Tivemos nosso primeiro ensaio na semana passada, que foi divertido. Estávamos surpreendentemente bem. Algumas canções voltaram rapidamente", disse o vocalista Neil Halstead em entrevista ao site britânico “The Quietus”.

O grupo tem planos de compor material inédito, mas ainda sem previsão de lançamento. “A ideia incial era fazer músicas novas. Parecia mais fácil, pois não é algo tão público. Mas então nós pensamos que seria bom se pudéssemos levantar um pouco de dinheiro antes para gravar o disco, fazendo shows. Enquanto estivermos ensaiando, poderemos ver se temos mais um disco dentro de nós."

Um dos expoentes do “shoegaze” o Slowdive foi formado em Reading, na Inglaterra, em 1989. A banda possui três discos de estúdio: “Just for a Day” (1991) “Souvlaki”(1993) e “Pygmalion” (1995).