Topo

Caetano Veloso e Tom Zé fazem parceria e selam conciliação após briga

Tom Zé e Caetano Veloso conversam durante gravação de parceria - Reprodução/Facebook
Tom Zé e Caetano Veloso conversam durante gravação de parceria Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

31/01/2014 09h41

Caetano Veloso vai participar do novo disco de Tom Zé, que promete ser uma sequência do EP lançado em 2013, “Tribunal do Feicebuqui”. A foto do reencontro parou no Facebook de Tom Zé e oficializa a conciliação entre os dois baianos, que haviam brigado publicamente em 2008.

Em novembro daquele ano, Tom Zé mandou Caetano "tomar no c..." após dizer que o cantor e "seu grupo baiano" havia se apossado e se beneficiado "daquilo que era meu".

A confusão começou quando Caetano elogiou o álbum de Tom Zé, “Tropicália Lixo Lógico”, em seu blog e recebeu um xingamento em resposta. O palavrão seria uma resposta aos tempos difíceis pelos quais Tom Zé passou, sem receber qualquer ajuda do amigo tropicalista. "Eu não posso aceitar agora o seu colo e do grupo baiano, que durante todos esses anos me separaram até do que era meu, enquanto gozavam todo o prestígio e privilégios", disse Tom Zé na época.

Em resposta, Caetano minimizou a crítica e falou em "ressentimento" de Tom Zé. "Eu não sou o grupo baiano. Eu sou eu. E você não precisa recusar um abraço meu para ser grato a quem o ajudou. Eu gosto de você. Não precisamos desses surtos de ressentimento", disse.

Amigos desde os anos 60, ainda em Salvador, Tom Zé e Caetano gestaram o movimento Tropicália, com a participação de Torquato Neto, Gilberto Gil, Capinam, Gal Costa. Nara Leão e Os Mutantes.