Topo

Netinho assume uso de anabolizantes: "Tomei nos verões de 2009 e 2010"

Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, no Rio

02/02/2014 20h10

Na noite deste domingo (2), no “Domingão do Faustão”, Netinho deu a sua primeira entrevista na televisão desde que passou sete meses internado devido ao fígado debilitado.  Ainda abatido e se recuperando do intenso tratamento, o cantor baiano abriu o jogo e confessou ter usado anabolizantes, que causaram as complicações em seu fígado.

“No final de 2008, eu quis fazer reposição hormonal. Eu fui em um médico em são Paulo que era considerado o melhor médico no assunto. Ele me pediu uma série de exames e eu mandei por e-mail. Ele me passou dois remédios, sendo que um era anabolizante. Eu não sou criança, eu sabia o que estava ingerindo. Eu sempre frequentei academias e estava acostumado a ver as pessoas consumirem esse tipo de medicamento. Só que eu estava seguro porque foi um profissional de saúde que me passou. Eu tomei nos verões de 2009 e 2010”, contou.

Assumindo a sua culpa parcial nos problemas de saúde gerados pelo uso das drogas para fortalecimento dos músculos, Netinho mandou um recado para quem faz uso desse tipo de medicamento.

“Eu sou um ser humano e erro como qualquer pessoa. Não vou colocar a culpa em ninguém. Mas houve um erro médico e eu tenho como comprovar. Ele mesmo (o médico) me deu os anabolizantes. Então, eu não usei as receitas e as tenho até hoje. O susto foi quando eu passei mal no ano passado e fiz novos exames. O meu fígado já estava completamente debilitado. Esse assunto é muito sério e eu não tinha noção. Serve para alertar os jovens que fazem o uso desenfreado de anabolizantes para ficarem mais bonitos e fortões. As pessoas tem que gostar de você do jeito que você é”, falou.

Segundo o baiano, ele nunca teve problemas de saúde e desde que começou a usar os anabolizantes suas idas ao hospital passaram a ser constantes.

“Nunca tinha ao hospital. Nunca reclamei de uma dor de cabeça. Até por causa da vida que eu levo de correria de shows e compromissos profissionais eu não tive muito tempo. Nunca havia me sentido mal. Em abril de 2013, eu estava em um ensaio com a banda e senti uma dor intensa na perna. Era como se uma faca tivesse enfiada na minha virilha. Fui direto para o hospital e fizeram uma série de exames. Foi constatado que eu estava com uma infecção grave”, explicou.

Durante sua internação, Netinho apresentou outros problemas de saúde e chegou a ficar entre a vida e a morte quando teve infecção generalizada. De acordo com o médico cardiologista Roberto Kalil Filho, que cuidou do cantor durante sua estada em São Paulo, as chances de Netinho sobreviver eram mínimas: “O quadro dele foi praticamente de falência de múltiplos órgãos. A chance de sair vivo do hospital era muito pequena. Nós não desanimamos, mas eu me lembro que teve momentos no hospital em que nós achamos que ele não sairia dessa”.

Nos meses em que esteve internado, além de receber visitas dos familiares, Netinho foi visitado por alguns amigos famosos. As musas do axé Ivete Sangalo e Claudia Leitte foram duas das celebridades que fizeram questão de ir ver de perto o estado de saúde do amigo.

Em depoimento para o programa, as cantoras relataram o susto que levaram ao ver Netinho durante sua internação.

“A primeira vez que fui ao hospital foi logo quando eu fiquei sabendo que ele estava internado em São Paulo. Eu fiquei assustada com o que eu vi. Ele estava todo inchado por conta dos medicamentos que ele estava tomando e eu comecei a chorar. Segurei na mão dele e falei algumas palavras de fé e força para ele, além de umas sacanagens, é claro. Ele apertou minha mãe e eu fiquei mais tranquila por saber que ele estava lúcido e sabia que eu estava ali”, disse Ivete Sangalo.

“Eu vi Netinho muito magro. Surpreendeu-me muito ver ele daquele jeito. A gente está acostumado a vê-lo sempre saradão, em forma. Foi choque para mim. Mas ao mesmo tempo aquela força dele era animadora. Eu não podia fazer muito barulho, mas eu me ajoelhei ao lado da maca e comecei a orar com ele. e ao mesmo tempo que íamos orando ele ia ficando mais forte e com vontade de levantar da maca. Foi um momento inesquecível”, relatou Claudia Leitte.

Emocionado, o baiano comentou sobre as visitas das amigas cantoras e agradeceu todas as mensagens de apoio que recebeu de seus fãs.

“Duas pessoas maravilhosas. Ivete é minha amiga, minha irmã de anos. Claudinha é uma pessoa que conheço há menos tempo, mas que já tem uma importância enorme em minha vida. Ivete chorou e depois me fez dar boas risadas. Claudinha orava forte e alto, foi lindo. Não tem tristeza em minha vida. Eu não estou chorando por tristeza. Eu sou muito emotivo. Emociono-me a toa. Só tenho motivos para agradecer todas as pessoas que mandaram energia positiva para mim enquanto eu estava nessa luta”, finalizou.