Topo

Pablo se consagra o rei do arrocha no Festival de Verão de Salvador

Thays Almendra

Do UOL, em Salvador

02/02/2014 09h11

Cerca de 50 mil pessoas esperavam pelo show de Pablo – atração que encerrou o Festival de Verão 2014 neste sábado (1). Um coral de vozes, inúmeras mãos se balançando e olhos dos fãs lacrimejavam ao ouvir o cantor entoar seus principais hits no ritmo de arrocha. Dos camarotes até a pista, o que se ouvia era que o cantor é a sensação do momento – embora já tenha mais de 12 anos de carreira musical.

“Um show imperdível”, disse uma fã do cantor durante conversa com sua colega no banheiro do melhor camarote do evento. Outra já classificava Pablo como o rei do arrocha. Para quem pouco conhece, fica difícil entender essa euforia. Mas ele mesmo tenta explicar.

“O arrocha é uma antiga seresta de grandes nomes como Reginaldo Rossi, Valdick Soriano. Só que é mais renovado, mais sensual e mais moderno. Por isso vem como novidade e atrai muito”, explicou Pablo, que iniciou sua carreira na banda Asas Livres.

Para Pablo, essa ascensão surgiu após a aceitação por todas as classes sociais. “A classe A tinha um certo preconceito e dizia que o arrocha era música brega. Hoje temos que tocar para a classe A. Eles brigam para que a gente toque. Entenderam que a nossa música é romântica. Quem é que não gosta desse tipo de música?”, disse ele, afirmando ser o criador do arrocha.

“Não gosto de criar patentes. Não sei se sou o rei do arrocha. Dizem isso por aí, mas eu me contento sendo somente o criador”, explicou Pablo com um tom de voz baixo e humilde.

E a aceitação do público confirmou o quanto o ritmo tem poder. Em pouco mais de uma hora, as pessoas mostraram fidelidade e fanatismo por Pablo de uma maneira que até os fãs de Ivete Sangalo ficariam com inveja. É preciso ver agora se o arrocha ultrapassará as barreiras regionais.

Balanço do festival
De acordo com a organização do evento, os quatro dias de festival tiveram 120 mil pessoas – o show de Ivete Sangalo, na quinta-feira, e o de Luan Santana, no sábado, foram os que receberam o maior número de visitantes.

Há quem diga que a edição foi a mais fraca de todas. Este ano, o evento não atingiu a lotação máxima em todos os dias. Bandas que fizeram apresentações memoráveis em 2013, como Chiclete com Banana e O Rappa, foram deixadas de fora este ano. Motivo: problemas com a agenda ou falta de votos em pesquisas realizadas pela organização.

No entanto, foi possível perceber em 2014 uma organização mais eficiente e atrações em toda a área do Parque de Exposições. A especulação entre a imprensa de Salvador é que em 2015 o evento será feito na Arena Fonte Nova, o que deixaria o festival menor, e certamente com menos espaço para atrações fora da área de shows.

A confirmação da data do evento já foi feita: de 21 a 25 de janeiro de 2015.