Topo

Cantor sertanejo morre após receber descarga elétrica em show no Tocantins

Cantor Valdemir Resplandes Freires - Reprodução/Facebook
Cantor Valdemir Resplandes Freires Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

10/02/2014 10h02

O cantor sertanejo Valdemir Resplandes Freires, de 31 anos, morreu no domingo (9) após sofrer uma descarga elétrica durante um show no bar Canela do Servente, na cidade de Araguaína, no norte de Tocantins.

Segundo relatos de testemunhas à PM, o músico se abaixou durante a apresentação para pegar uma fumaceira --equipamento que solta fumaça--, que aparentemente não estava funcionando. Com o fio nas mãos, Valdemir acabou recebendo uma forte descarga elétrica, que o arremessou contra uma parede.

Em seguida, os outros integrantes da banda retiraram o equipamento da tomada e desligaram o cabo geral de energia. Segundo testemunhas, havia vários equipamentos da banda ligados numa mesma tomada.

Conhecido como Smith Show, o cantor chegou a ser socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas morreu no local, às 19h35, 45 minutos após o acidente, segundo a polícia. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) e foi liberado na manhã desta segunda.

As causas do acidente estão sendo investigadas pela polícia. Um perito da polícia técnica já esteve no bar para apurar o que aconteceu.

Irregularidades

O estabelecimento foi interditado pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda (10), após vistoria que detectou irregularidades na documentação do bar, que, apesar de estar em dia, não condizia com a realidade do local.

Segundo os Bombeiros, o bar não tinha autorização para a realização de shows e poderia comportar até cem pessoas, metade do que vinha recebendo. As irregularidades, no entanto, não teriam influência direta na fatalidade, segundo a corporação.