Topo

"Dia de Kurt Cobain" em Aberdeen terá estátua e exposição sobre Nirvana

Do UOL, de São Paulo

14/02/2014 13h19

A pequena cidade de Aberdeen, berço do vocalista do Nirvana, receberá uma estátua de Kurt Cobain no Museu de História. A partir da próxima semana, o local uma exposição sobre o músico e a banda. As novidades fazem parte da programação do "Dia de Kurt Cobain", que acontece no próximo dia 20, data do aniversário de 47 anos dele. A data foi instituída no mês passado para homenagear o guitarrista, morto em abril de 1994.

  • Reprodução

    Com a inscrição "Come as You Are", placa dá boas vindas aos visitantes de Aberdeen, berço do Nirvana

Além do criador da escultura, o artista Randi Hubbard, estarão presentes o primeiro baterista da banda, Aaron Burckhard, e o primeiro professor de guitarra de Kurt, Warren Mason

"Os habitantes de Aberdeen podem se orgulhar do papel que nossa comunidade desempenhou na vida de Kurt Cobain e do reconhecimento internacional que ganhou pela ligação com Kurt e suas realizações artísticas", afirmou o prefeito Bill Simpson em pronunciamento.

Em 2005, após três adolescentes reivindicarem a criação de um memorial ao músico na cidade, a placa de boas vindas de Aberdeen ganhou a inscrição "Come as You Are", em referência ao título da música do álbum "Nevermind" (1991).

Nem sempre Aberdeen manteve esse entusiasmado com o ex-morador mais famoso da cidade. Em 2011, o conselho da comunidade votou contra a renomeação de uma ponte local em homenagem a Kurt pelo fato do músico ter usado drogas e ter se suicidado em 1994.

O anúncio da criação do Kurt Cobain Day, no entanto, aconteceu dias depois que outra cidade de Washington, Hoquiam, divulgar evento similar, embora Kurt tenha vivido por lá por um curto período da vida.

"(O baixsta) Krist Novoselic faz parte da nossa comunidade", defendeu o prefeito de Hoquiam, Jack Durney, a uma rádio local. Por lá, o dia será dedicado ao Nirvana e está marcado para acontecer no dia 10 de abril, no mesmo dia em que a banda será introduzida ao Hall da Fama do Rock.