Topo

Bob Casale, guitarrista do Devo, morre aos 61 anos

Do UOL, em São Paulo

18/02/2014 15h19

Bob Casale, guitarrista fundador da banda Devo, morreu na segunda-feira (17) aos 61 anos por conta de insuficiência cardíaca. A informação foi confirmada na página oficial da banda no Facebook.

"Como um integrante original do Devo, Bob Casale estava lá nas trincheiras comigo desde o início", escreveu o músico e irmão do guitarrista, Gerald Casale. "Ele era meu irmão mais equilibrado, um artista talentoso e um talentoso engenheiro de som, dando sempre mais do que ele tinha".

Casale disse que Bob estava animado com a possibilidade de a banda se reunir novamente. "Sua morte súbita por conta de uma insuficiência cardíaca veio como um choque total para todos nós", diz a nota.

Em 2013, o ex-baterista da banda, Alan Myers, morreu após lutar contra um câncer no cérebro. Na ocasião, Gerald também lamentou a perda. "[Foi] o baterista mais incrível com quem tive o privilégio de tocar por dez anos", escreveu ele em seu Twitter na época.

"De-evolução"
O Devo foi formado no estado norte-americano de Ohio, em 1974, por Gerald Casale e Mark Mothersbaugh, e entrou nos anos de 1980 surfando na onda do new wave. Logo depois, Gerald e Mark chamaram seus irmãos para tocarem guitarras --ambos se chamavam Bob.

O nome da banda brincava com um conceito criado pelos integrantes de que a raça humana, ao chegar ao ápice de sua evolução, entraria no estágio de "de-evolução", voltando assim à idade das cavernas.

A canção "Whip It", de 1980, foi para o topo das paradas e fez com que a banda se tornasse cult pela sua mistura de punk, pop e art rock. O visual surrealista dos integrantes brincava com a ficção científica, enquanto os arranjos eram embebidos com sintetizadores e instrumentação minimalista. 

O último disco do Devo, "Something For Everybody", foi lançado em 2010. A banda veio ao Brasil em 2007 como atração do festival Planeta Terra, em São Paulo.

Devo se apresenta no Planeta Terra Festival em 2007