Topo

De autor de hit grudento a celebridade do Twitter, James Blunt faz 40 anos

James Blunt completa 40 anos neste sábado (22). Cantor virou sensação no Twitter ao responder com bom humor as mensagens maldosas do público - Getty Images
James Blunt completa 40 anos neste sábado (22). Cantor virou sensação no Twitter ao responder com bom humor as mensagens maldosas do público Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/02/2014 05h00

Após um 2013 que o fez ganhar a simpatia de parte do público por seu humor na hora de responder críticas no Twitter e com uma carreira que ainda é lembrada por apenas um hit, o britânico James Blunt completa 40 anos neste sábado (22).

Dentro da categoria de artistas da música que divide opiniões, Blunt, nascido na pequena cidade de Tidworth, no sudoeste da Inglaterra, recebeu cinco indicações ao Grammy em sua carreira e já conta com quatro álbuns de estúdio lançados com pegada pop romântica, sendo “Moon Landing” o mais recente. Embora alguns de seus outros singles tenham feito sucesso na Inglaterra, é pela enjoativa “You’re Beautiful”, de 2005, que ele é conhecido internacionalmente até hoje.

Por conta disso, é bastante comum vasculhar pelas redes sociais e encontrar críticas e piadas direcionadas a Blunt. A diferença é que, como poucas celebridades, o cantor é detentor de um impressionante senso de humor que acabou por inverter a situação e o favorecer diante do público, que entrou em contato com uma faceta dele até então desconhecida. Um dos resultados, por exemplo: um número maior de seguidores no Twitter e artigos aos montes a seu respeito em veículos do mundo todo – já que é bastante difícil encontrar no show business um artista que saiba encarar duras críticas de forma tranquila.

O ponto alto foi na época do lançamento “Moon Landing”, no segundo semestre do ano passado. O músico rebateu comentários maldosos com altas doses de sarcasmo, inteligência e humor autodepreciativo. “Por que você só tem 200 mil seguidores?” perguntou certa vez um internauta. “Jesus só precisou de 12”, respondeu Blunt. “Como é que esse James Blunt ainda continua na ativa?”, perguntou outro. “Viagra e café”, respondeu ele. “Meu Deus, quem deixou o James Blunt lançar outro álbum?”, indagou um internauta. “Deus não pode te ouvir. Ele está concentrado na terceira faixa [do disco]”, respondeu.

Para quem só tinha noção do lado água com açúcar de suas canções e da seriedade sustentada pelo seu passado - tendo ele servido as Forças Armadas da Inglaterra na juventude e estado no Kosovo por seis meses, durante a guerra, em 1999, antes de fazer parte da Guarda da Rainha -, o divertimento online veio como uma surpresa agradável. “O Twitter é a melhor forma de eu ser eu mesmo, ao invés de ser o cara que as pessoas conhecem apenas por uma canção excessivamente executada nas rádios”, comentou, em recente entrevista ao tablóide “Mirror”.

Veja abaixo alguns dos tweets do cantor: