Topo

Conheça Maxine Ashley, aposta do hitmaker Pharrell a musa do R&B

Pharrell no clipe de "Perpetual Nights", de Maxine Ashley, sua nova aposta - Reprodução
Pharrell no clipe de "Perpetual Nights", de Maxine Ashley, sua nova aposta Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/02/2014 15h39

Maxine Ashley, uma nova-iorquina de 20 anos, começou como muitos artistas jovens da nova geração: postando covers de sucessos no YouTube. Mas a cantora, que já acumula milhares de visualizações em suas interpretações para hits de Rihanna e Beyoncé, virou uma das promessas da música para 2014.

A jovem do bairro do Bronx chamou a atenção do DJ italiano Alex Gaudino, que a convidou para emprestar os vocais à música "I’m In Love (I Wanna Do It)". Depois disso, ganhou como padrinho Pharrell Williams, hitmaker eleito produtor de 2013 pelo Grammy e que está por trás de três elogiados singles do Daft Punk ("Get Lucky", "Lose Yourself to Dance" e "Touch"), do hit "Blurred Lines" do Robin Thicke e do clipe de "Happy" com 24h de duração.




Pharrell --que lança em março seu novo disco solo, "Girl", e está na corrida pelo Oscar de melhor canção por “Happy”, trilha de "Meu Malvado Favorito 2"-- conheceu Maxine pelo YouTube e se encantou com as interpretações da nova-iorquina. Pegou a cantora pelo braço e a tem arrastado a festas e reuniões musicais, a ponto de alguns blogs gringos perguntarem se eles, na verdade, não estariam tendo um caso.

O produtor deu personalidade e o charme necessário para o EP com nove músicas de Maxine, "Mood Swings" (ouça abaixo), que ele assina em conjunto com a dupla de irmãos Krucial Noise, que já trabalhou com Alicia Keys. Mas ela não abandonou a plataforma que alavancou sua popularidade: Maxine continua publicando vídeos --a última é uma versão de “Royals”, da neozelandesa Lorde.

  • Maxine Ashley nasceu no Bronx, em Nova York, e chamou atenção de Pharrell Williams com seus vídeos no YouTube

O EP de Maxine está disponível gratuitamente no Soundcloud e mostra uma cantora de alma complexa, que passeia suas habilidades vocais em sons funkeados, inspirados em R&B e com um tom eletrônico --deixando o piano de lado, parece uma Alicia Keys mais alternativa.

Sua interpretação para "Glory Box", do Portishead --uma cover que copia toda a batida original do grupo britânico de trip-hop-- fez com que os blogueiros de música ficassem ouriçados com a nova promessa, começando a construir uma base de fãs.

Sexy e suingada, "Perpetual Nights", o single-aposta da cantora, é deliciosa e mais original. O clipe da canção, lançada nesta semana, tem cenas do filme "Acossado", de Jean Luc-Godard, e do próprio Pharrell com seu indefectível chapéu.

Com figurino colorido e ousado, a cantora está sempre com o cabelo diferente --liso, encaracolado, colorido. Maxine Ashley pode cair como uma luva para os sedentos ouvintes que querem se emocionar com uma boa interpretação, mas que também procuram uma it girl para seguir.