Topo

Garotas do Babymetal fazem sucesso com mistura de pop japonês e metal

Do UOL, em São Paulo

06/03/2014 20h21

Elas têm entre 14 e 16 anos, pele de porcelana, usam saia de tule e um de seus maiores sucesso é a música "Gimme Choco!!!" (algo como Dê-me chocolate). O trio japonês Babymetal tem fofura, mas faz uma mistura estranha do J-Pop, o pop do Japão voltado principalmente para o público jovem, com o death-metal. Sobre o palco, as adolescentes fazem passinhos, no melhor estilo anime, e cantam fino, mas uma banda completa, que fica no anonimato, faz um som pesado atrás delas. 

Enrico Ahlig, da revista alemã "Metal Hammer", percebeu o trio com estranheza: "A receita delas para o sucesso: Saias curtas, encanto de garotinhas escolares e vozes superagudas - Exatamente como em animes. Mas elas mesclam isso tudo com Metal. Slams, Breaks, e solos de guitarra são ferozmente jogados em um pote de música techno pop. Isso soa estranho, e é", escreveu.

O início

A banda nasceu em novembro de 2010, como um subgrupo do Sakura Gakuim, uma espécie de Menudos do Japão. As três bonecas, Suzuka, Moa, Yui, nunca tinham conheciam o metal até começarem a cantar o estilo. Isso quer dizer que a ideia não veio delas, mas de uma gigante agência de talentos chamado Amuse, que embalou as meninas e soltou para o mundo.

O Babymetal começou a chamar a atenção de outros países desde o dia 26 de fevereiro, quando lançou o primeiro álbum, também intitulado "Babymetal", que chegou a alcançar a primeira posição do iTunes nos Estados Unidos, Canadá e do Reino Unido.

A banda também já faz bastante sucesso no Youtube. O vídeo da música "Gimme Choco!" está no ar há uma semana e já foi visto mais de 1 milhão e 700 mil vezes. Com um figurino gótico-fofo, uma saia preta cheia de babados, as três meninas fazem coreografia e cantam fino, enquanto luzes piscantes imitam um show de rock pesado. 


Repercussão no Brasil

Por aqui, o trio divide opiniões nas redes sociais. Tem gente amando, odiando e desconfiada do fenômeno. "Uma banda que chama Babymetal ou como despertar muito ódio em mim", disse um internauta.

"Eu não sei se é o sono ou o cansaço mental, mas tô gostando mais do que devia desse Babymetal", disse outro.

"Hoje descobri um novo gênero de música, BabyMetal. Mistura Heavy Metal com J-Pop?! Não sei o que dizer disto, Japão!", escreveu outro internauta no Twitter. 

Sucesso

A banda fez dois shows seguidos na arena Nippon Budokan, nos dias 01 e 02 de março, em Tóquio, para 20 mil pessoas. O trio já havia feito um show para 8 mil pessoas em 21 de dezembro, também em Tóquio. Os números realmente impressionam e agora as garotas se preparam para uma turnê na Europa, nos meses de junho e julho. O metal fofura está conquistando territórios. Se isso é bom? Tire suas próprias conclusões conhecendo um pouco do trabalho delas nos vídeos abaixo.