Topo

Venda de CDs cai pelo segundo ano no Brasil; religiosos lideram preferência

Mais vendidos do ano: Padre Marcelo Rossi, Roberto Carlos e Paula Fernandes - Reprodução
Mais vendidos do ano: Padre Marcelo Rossi, Roberto Carlos e Paula Fernandes Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/03/2014 13h06

A venda de música em formato físico de CD e DVD caiu pelo segundo ano consecutivo no Brasil. Segundo relatório da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Disco), divulgado nesta quarta-feira (19), em 2013 houve uma queda de 15,5% na comercialização em relação ao ano anterior.

Em contrapartida, a venda de música em formato digital cresceu 22,39% em relação a 2012, incluindo tanto faixas avulsas quanto álbuns completos. Em todo o mundo, o aumento na comercialização do formato digital foi 4,3%, impulsionado principalmente pelos serviços de streaming.

Religiosos lideram preferência
Entre os dez discos mais vendidos no país em 2013, três são álbuns de cantores religiosos (Padre Marcelo Rossi, Damares e Padre Reginaldo Manzotti) e apenas um é internacional ("Midnight Memories", da boy band One Direction, na 10ª posição).

Versões remix de clássicos de Roberto Carlos dividem opiniões de fãs

Os dois títulos mais vendidos foram dois EPs, lançados já no final do ano: "Já Deu Tudo Certo", de Padre Marcelo Rossi, e "Remixed", de Roberto Carlos. Tratam-se de dois discos com menos faixas do que um CD tradicional e com valores mais baixos (cada um a R$ 9,99). Em 2012, Padre Marcelo Rossi também havia liderado as vendas de CDs com o álbum "Ágape Musical".

A cantora sertaneja Paula Fernandes aparece em duas posições: em terceiro lugar está o EP "Um Ser Amor" e em quarto está o CD "Pássaro de Fogo - Edição Especial". Em 2012, a edição simples de "Pássaro de Fogo" foi o terceiro álbum mais vendido do ano, atrás de "Paula Fernandes - Ao Vivo" (em segundo).

A lista de CDs ainda inclui entre os mais vendidos os trabalhos de Anitta e Luan Santana.

Os DVDs mais vendidos em 2013 foram da Turma do Balão Mágico, Luan Santana, Paula Fernandes, Xuxa e Beyoncé.