Topo

Guns N' Roses atrasa quase duas horas, mas levanta o público no Rio

Alexandre Coelho

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/03/2014 04h01Atualizada em 21/03/2014 10h13

Cerca de 13 mil dos devotos fãs do Guns N’ Roses encheram – mas não chegaram a lotar – a HSBC Arena, no Rio, na noite desta quinta-feira (20), para o primeiro show do trecho brasileiro da turnê South American Tour 2014 da banda. Da formação original do Guns N’ Roses, apenas o boss Axl Rose continua na banda. O tecladista Dizzy Reed entrou no grupo em 1990, cinco anos após a formação do grupo. 

Além dos dois, quem também deu as caras foi a já conhecida falta de pontualidade do grupo. O show, programado para começar às 22h, só teve início às 23h53, quase duas horas mais tarde. Se antes das 22h o público já gritava o nome da banda, depois de uma hora de atraso surgiram as primeiras vaias. Na plateia, um público heterogêneo, com pessoas de todas as faixas etárias, mas com predominância de um público mais jovem, o que demonstra a renovação dos fãs da banda.

Mr. Axl Rose subiu ao palco de calça jeans, camiseta, casaco de couro azul, chapéu e óculos escuros ao som de “Chinese Democracy”. O vocalista mostrou boa forma, correndo e dançando – não tanto quanto 20 anos atrás – apesar dos quilos a mais e da barriguinha proeminente. Já em seguida, a banda emendou “Welcome to the Jungle”, que levantou a plateia.

Ao longo do repertório, os três guitarristas do grupo, o baixista e o tecladista Dizzy Reed tiveram seus momentos de solista. Pausa para Axl ir a uma espécie de camarim montado junto ao palco e trocar de camisa, de casaco, de chapéu e de óculos, mas sempre mantendo a mesma linha do figurino.

Lá pelo meio do show, no entanto, foi possível perceber que o cantor já não tem o mesmo fôlego e que a voz também não tem a mesma emissão de outrora. Mas o velho carisma, sua forma peculiar de dançar e os trejeitos já conhecidos do público compensaram as deficiências físicas.

“Sweet Child O’Mine”, como era esperado, levou o público a um delírio coletivo. Cantada a plenos pulmões pela plateia, é uma música que não envelhece. Em seguida, Axl mostrou versatilidade: sentou-se a um piano e tocou “November Rain”. Outro ponto alto do show foi quando o guitarrista Ron ‘Bumblefoot’ Thal tocou o Hino Nacional Brasileiro. O público cantou junto e o músico, ao final, foi ovacionado.

O set principal terminou com “Knocking On Heaven’s Door”, regravação que a banda fez de Bob Dylan, e “Nightrain”. O bis teve uma versão instrumental com dois violões para “You can’t Always Get What You Want”, dos Rolling Stones, e fechou com “Patience” e “Paradise City”, às 2h09.

Para o comerciante Júlio Aquino, de 42 anos, foi um reencontro com os velhos ídolos. “O Guns N’ Roses é a minha banda do coração. Sou fã desde que a banda estourou por aqui, no início dos anos 90. Assisti aos dois shows do Rock in Rio 2, em 1991, e ao show do Rock in Rio 3, em 2001. É claro que um guitarrista como o Slash faz falta a qualquer grupo, mas mesmo sem os músicos da formação original, ainda é uma grande banda!”, elogia.

Já para a estudante Clarissa Miguez, de 19, a paixão pela banda é herança de família. “Meu pai adora o grupo e ouvia os discos em casa, e eu fui aprendendo a gostar. Depois, descobri que minhas amigas também gostavam da banda. Sempre quis assistir a um show deles. Hoje, enfim, realizei esse sonho”, comemora.

Do Rio, o grupo segue para Belo Horizonte (onde se apresenta no dia 22), Brasília (25), São Paulo (28), Curitiba (30), Florianópolis (1º de abril), Porto Alegre (3), Recife (15) e Fortaleza (17).

Veja o setlist do show:

“Chinese Democracy”

“Welcome to the Jungle”
“It’s So Easy”
“Mr. Brownstone”
“Estranged’
“Better”

Solo de guitarra de Richard Fortus (“The Blacklight Jesus of Transylvania”)
“Live and Let Die" (Wings)
“This I Love”
“Motivation” (cantada pelo baixista Tommy Stinson)
Solo de piano de Dizzy Reed
“Catcher in the Rye”
“You Could Be Mine”
Solo de guitarra de DJ Ashba
“Sweet Child O’ Mine”
“November Rain”
“Objectify” (cantada pelo guitarrista Ron ‘Bumblefoot’ Thal)

“Hino Nacional Brasileiro” (solo do guitarrista Ron ‘Bumblefoot’ Thal)
“Don’t Cry”
“Knockin’ on Heaven’s Door” (Bob Dylan)
“Nightrain”

Bis
“You can’t Always Get What You Want” (versão instrumental, dos Rolling Stones)
“Patience”
“ParadiseCity”