Topo

Paulo Schroeber, ex-guitarrista da banda Almah, morre no Rio Grande do Sul

Com 23 anos de carreira, Paulo Schroeber era referência no mundo do metal - divulgação
Com 23 anos de carreira, Paulo Schroeber era referência no mundo do metal Imagem: divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/03/2014 20h54

O ex-guitarrista da banda de metal Almah, Paulo Schroeber, morreu aos 40 anos nesta segunda-feira (24) em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. De acordo com assessoria do músico, ele estava internado há vários dias para um tratamento no coração na UTI do Hospital Nossa Senhora Medianeira (Hospital do Círculo).

"O procedimento de reconfiguração do aparelho cardíaco [uma espécie de marcapasso] não surtiu efeito e o músico precisava urgentemente de um transplante", diz comunicado oficial. 

Ainda segundo a assessoria, o quadro se agravou devido ao crescimento do coração e ao acúmulo de água nos pulmões - que foi pressionado e deixou o guitarrista com dificuldades para respirar.

A assessoria de imprensa manifestou condolências e agradeceu aos fãs do guitarrista: "Em nome da Island Press agradeço o imenso carinho, admiração e respeito dos fãs e amigos ao Paulo, principalmente nas redes sociais. Torcemos e oramos muito pela sua vida. Em homenagem ao músico, iremos manter Paulo Schroeber no cast, afim de que jamais sua arte seja esquecida pelo público”.

"Esse cara lutou muito, até o fim, tocando sua guitarra"

No Facebook, o vocalista da banda Almah, Edu Falaschi, fez uma homenagem ao guitarrista. Segundo ele, Schroeber era "um cara simples e completamente maluco".

"Esse cara lutou muito, até o fim, tocando sua guitarra, que era um dos grandes motivadores de sua batalha! Parceiro Paulão, "Paulo Véio" como nós o chamávamos, descanse em paz onde vc estiver! Sentiremos muitas saudades de vc!", escreveu ele.

Já o guitarrista da banda Symbolica, Diego Bittencourt, classificou Paulo Schroeber como "mestre". "Eu não tenho palavras pra descrever tamanha a minha tristeza nesse momento.Um mestre e acima de tudo um AMIGO que se foi. Jamais vou esquecer das nossas conversas e de tudo que me ensinou.Nunca conheci e tenho quase certeza de que nunca irei conhecer alguém tao humilde como ele".

Carreira

Paulo Schroeber iniciou sua carreira na música aos 18 anos estudando violão clássico e chegou a executar peças de Villa Lobos, Bach e Sagreras. Com sua primeira banda, Fear Ritual de Death Metal Melódico lançou um CD pela Wild Rags Records, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O guitarrista integrou as bandas Burning Hell, Predator e Fallup. Já com a Naja gravou um CD e um DVD pela gravadora Tridente - conquistando o prêmio de revelação independente e o prêmio Açorianos, pela prefeitura de Porto Alegre, de melhor intérprete na categoria.

Com o Almah, ao lado de Edu Falaschi e Felipe Andreoli - ambos também integrantes do Angra -  lançou o CD intitulado "Fragile Equality" e ganhou o título de melhor disco de Heavy Metal.

Em 2011, finalizou o seu primeiro CD solo.    

Assista ao clipe de 2013 da música "To My Father" tocada por Schroeber