Topo

Morte de Kurt Cobain ainda inspira teorias conspiratórias; veja principais

Estefani Medeiros

Do UOL, em Berlim

08/04/2014 05h00

Vinte anos após a morte de Kurt Cobain --cujo corpo foi encontrado em 8 de abril de 1994-- e semanas após o Departamento de Polícia de Seattle divulgar fotos inéditas sobre o caso, fãs reacendem discussões em fóruns e grupos no Facebook para provar que o ídolo grunge não cometeu suicídio.

Nos comentários e estudos, os palpites pedem uma revisão das lacunas sem resposta desde 1994, o que inclui dados contraditórios fornecidos pela polícia e entrevistas confusas da viúva Courtney Love, que hoje ainda controla direitos relacionados aos materiais do Nirvana. 

Tom Grant, investigador contratado por Love na época da morte do rockstar, lança neste mês o filme "Soaked In Bleach", que quer motivar a polícia a reabrir o caso e provar que a viúva é a principal responsável pelo crime. O longa reúne gravações telefônicas com Courtney, documentos de perícia e conversas com advogados e familiares.

"Os eventos que cercam a morte de Kurt Cobain estão preenchidos por mentiras e muitas inconsistências. Sem dúvida houve negligência na investigação", escreve Grant em Cobain Case, site que reúne evidências para consulta e download. Ao UOL, o investigador disse que não poderia passar informações antes do lançamento do filme e recomendou diversos links que tentam provar sua teoria, entre eles o "The Kurt Cobain Murder Investigation Case Study Manual".

Os principais argumentos citados no material são antigos: Courtney estava desequilibrada com a ideia do divórcio e escondeu informações sobre as condições da morte, transformando um texto do músico em uma carta de suicídio sem cópia original para análise. Ele ainda menciona o fato de alguém fazer inúmeras tentativas de usar o cartão de crédito de Kurt após sua morte. E um dos principais questionamentos: a dose de heroína indicada nos laudos seria suficiente para fazê-lo desmaiar em poucos segundos, impossibilitando de pegar uma arma e atirar contra si.

Relembramos essas e outras teorias conspiratórias famosas envolvendo a morte do vocalista. Veja no topo da página.