Topo

Música póstuma de Jackson fala sobre fugir da superexposição; ouça "Xscape"

Capa do segundo álbum póstumo de Michael Jackson, "Xscape", com lançamento previsto para maio - Divulgação
Capa do segundo álbum póstumo de Michael Jackson, "Xscape", com lançamento previsto para maio Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/04/2014 11h55Atualizada em 09/04/2014 15h35

Vazou nesta quarta-feira (9) a nova música de Michael Jackson, “Xscape”, que dá nome ao segundo disco póstumo do cantor, morto em 2009.

A canção foi escrita por Michael e Rodney Jerkins e, inicialmente, faria parte do último disco de estúdio que o cantor lançou em vida, “Invincible” (2001). Não se sabe, no entanto, se a música divulgada é a versão final que constará no álbum.

A letra parece fazer referência à superexposição que famosos --e Michael, em especial-- enfrentam, e a uma vontade de escapar de tudo isso: "No matter where I am, I see my face around / They then ask on my name, and push from town to town / Don't have a place to run, but there's no need to hide, / I've got to, find a place, / So I won't hide away" (Em tradução livre: Não importa onde eu esteja, eu vejo meu rosto ao redor / Eles, então, perguntam o meu nome e me empurram de cidade em cidade / Não há para onde fugir, mas não é preciso me esconder, / Eu tenho que, encontrar um lugar, / Então eu não vou me esconder).

Logo no início, a letra fala de fugir de "olhos elétricos" (que poderiam ser as câmeras de paparazzi). Mais à frente há ainda menção a um relacionamento que não deu certo porque ela só estava interessada em "jogos e dinheiro" e a letra se pergunta: "Por que não posso fazer o que eu quero? É minha vida pessoal e eu não vivo para você".


O estilo da canção lembra o primeiro single do álbum na época, “You Rock My World”, porém, muito mais moderna e com batidas de R&B que parecem com as últimas produções de Justin Timberlake.

Não à toa, o produtor de Justin, Timbaland, é um dos principais colaboradores de “Xscape”. O disco está sendo vendido como "o melhor que você ainda não ouviu". Assista ao teaser do disco e ouça a música na íntegra:




O novo disco com material inédito do cantor tem lançamento previsto para o dia 13 de maio. No entanto, em dois dias de pré-venda o álbum já está entre os mais vendidos na categoria.

O site português "Blitz" disse que já ouviu o disco e que o material é superior ao "anêmico" álbum de sobras de estúdio, "Michael", lançado em 2010.

Tesouros de quatro décadas
"Xscape" foi produzido pelo executivo-chefe da Epic Records, L.A. Reid, que teve "acesso ilimitado aos tesouros que representam quatro décadas de material nas quais Jackson havia completado as vozes", segundo o comunicado da gravadora.

As gravações descartadas por Jackson virão a público remasterizadas com um som "contemporâneo" que "retém a essência e a integridade de Jackson", afirma o comunicado.

"Michael deixou algumas atuações musicais que nos orgulhamos de apresentar através da visão de produtores que ou trabalharam diretamente com ele ou expressaram um forte desejo de fazê-lo", comentou Reid.

Além de Timbaland, produziram o disco Rodney Jerkins, Stargate, Jerome "Jroc" Harmon e John McClain, quem por sua vez é um dos encarregados de fundo fiduciário que representa a Michael Jackson.