Topo

Durval Lelys anuncia carreira solo e pausa por tempo indeterminado do Asa

Do UOL, em São Paulo

14/04/2014 20h11

O cantor Durval Lelys anunciou nesta segunda-feira (14) que a banda Asa de Águia, um dos principais nomes do axé de Salvador, fará uma "pausa por tempo indeterminado" para se reformular. Em um vídeo divulgado na internet, Lelys afirmou também que seguirá carreira solo durante esse período.

"Em outubro do ano passado, tomei uma decisão pessoal e muito importante para a minha felicidade: a de me afastar de todas as estruturas empresariais às quais pertenço e que ajudei a criar nesses quase 30 anos. Meu único objetivo com isso é passar a me dedicar com exclusividade a criar, tocar e cantar, as coisas que mais gosto de fazer nessa vida", diz o músico no comunicado em forma de vídeo (assista acima).

Lelys afirma que decidiu fazer o anúncio para afastar boatos e especulações sobre um possível fim do grupo, que anima o Carnaval baiano há pelo menos 26 anos. "[O Asa] parará por tempo indeterminado para que toda a reestruturação aconteça da melhor forma possível", disse, sem nomear ou esclarecer quais são exatamente as "estruturas empresariais" a que se refere. "Vamos preservar uma marca, uma banda e uma história feita com muito amor e alegria", continuou.

De acordo com o músico, que também não deixa claro se tem ou não a intenção de voltar a cantar no grupo no futuro, as mudanças no Asa serão feitas aos poucos para que se "mantivesse o respeito com todos que trabalhavam na empresa Asa de Águia". 

"Debandada" do axé

O anúncio das mudanças no Asa de Águia se sucede a despedidas recentes de outros cantores de grupos conhecidos no axe. Somente em 2014, os vocalistas Bell Marques (Chiclete com Banana), Alinne Rosa (Cheiro de Amor) e Léo Santana (Parangolé) deixaram suas respectivas bandas para seguir carreira solo. Na tarde desta segunda, a banda Ara Ketu divulgou que o vocalista Tatau deixará novamente o grupo em 2015.

Em reportagem realizada pelo UOL às vesperas da folia baiana, músicos, empresários e fãs relataram certo desencanto com o atual modelo de negócio do axé. Como forma tentativa de se desvincular do "axé industrial", o próprio Durval Lelys e os músicos Ricardo Chaves, Manno Góes (Jammil) e Magary Lord criaram a banda Alavontê com a ideia de "voltar às raízes". Eles se uniram a Jonga Cunha, Ramon Cruz, Adelmo Casé e André Simões --precursores do axé na Bahia-- para fazer um "som diferente do que toca nas rádios locais".

Carreira de Durval e Asa
O Asa de Águia foi fundado em Salvador em 1987 quando Durval Lelys se juntou ao amigo Marcelo Brasileiro, formando a Duma Produções, empresa que administra a carreira do Asa de Águia. A formação inicial contava com músicos do bloco Pinel de Salvador (também fundado por Durval). Além de Durval no vocal e guitarra, o Asa começou com Jean Toulier (bateria), Baé (baixo) e Duda (teclados).

Ao longo de seus quase trinta anos de carreira, o Asa de Águia procurou se diferenciar de outros grupos de axé ao mesclar diferentes ritmos ao estilo. Com mais de 24 álbuns lançados, o grupo já se apresentou em diversos países das Américas, da Europa e Ásia.