Topo

AC/DC confirma saída de guitarrista por doença, mas nega aposentadoria

Malcom Young (esq.), que anunciou sua saída do AC/DC por problemas de saúde, ao lado do ex-companheiro de banda Angus Young - Divulgação
Malcom Young (esq.), que anunciou sua saída do AC/DC por problemas de saúde, ao lado do ex-companheiro de banda Angus Young Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/04/2014 08h55Atualizada em 16/04/2014 12h34

Após os rumores de que o AC/DC estaria prestes a acabar devido a um problema de saúde do guitarrista Malcolm Young, a banda divulgou um comunicado no Facebook confirmando a doença do integrante, mas rechaçando a informação de que vão se aposentar. O AC/DC "vai continuar a fazer música", mas sem a presença de Malcolm.

"Depois de quarenta anos de vida dedicados ao AC/DC, o guitarrista e membro fundador Malcolm Young está dando um tempo com a banda devido a problemas de saúde. Malcolm gostaria de agradecer a legiões de fãs mais ardorosos do grupo de todo o mundo por seu interminável amor e apoio", diz a nota.

Em seguida, a banda reafirma que continuará na estrada. "Diante desta notícia, AC/DC pede que Malcolm e sua família tenham sua privacidade respeitada durante este tempo. A banda vai continuar a fazer música".

 


Próxima turnê pode ser a última
Horas antes, o vocalista do AC/DC, Brian Johnson, falou pela primeira vez sobre os rumores ao jornal "The Telegraph". Sem citar nomes, ele confirmou que um integrante estava com uma "doença debilitante", mas voltou a confirmar que a banda vai se reunir em breve para tentar compor um novo álbum.

"Nós definitivamente vamos nos reunir em maio em Vancouver", disse Brian. "Vamos pegar nas guitarras, dedilhar, e ver se alguém tem alguma música ou ideias. Se acontecer alguma coisa , vamos gravar"

"Eu não gostaria de dizer qualquer coisa sobre o futuro. Eu não estou descartando nada. Um dos meninos tem uma doença debilitante, mas eu não quero falar muito sobre isso. Ele é muito orgulhoso e privado, um cara maravilhoso. Nós somos amigos por 35 anos."

Mesmo descartando o fim, Brian sinalizou que a próxima turnê, marcada para este ano em comemoração aos 40 anos da banda, pode ser realmente a última da carreira. "Isso seria uma ótima maneira de dizer adeus", disse Johnson. "Nós gostaríamos de fazê-lo. Mas está tudo no ar no momento".

Rumores
Os rumores sobre o fim do AC/DC começaram a circular na terça-feira (15). Rádios e jornais australianos divulgaram a história de que um integrante estava doente e, com isso, a banda estaria cancelando a turnê mundial prevista para este ano.

Mais tarde, agências informaram que o integrante seria Malcolm Young, irmão do lendário guitarrista Angus Young, que teria tido um AVC. O baterista Phil Rudd e o baixista Cliff Williams completam a atual formação do AC/DC.

As fontes ouvidas pela mídia local dizem que a banda firmou um pacto de nunca mais substituir nenhum integrante. Em 1980, o AC/DC sobreviveu à morte do cantor Bon Scott. Brian Johnson assumiu o posto em seguida.