Topo

Krist Novoselic pensa no futuro do Nirvana: "podemos fazer músicas novas"

Do UOL, em São Paulo

17/04/2014 10h56

O baixista Krist Novoselic tem pensado no futuro do Nirvana e a possibilidade de voltar a fazer música com o antigo parceiro de banda, Dave Grohl. A dupla de remanescentes da banda grunge tocou há uma semana (no último dia 10) na cerimônia que marcou a entrada do Nirvana no Rock and Roll Hall of Fame.

O reencontro foi inédito não apenas entre os músicos no palco, mas também com antigos desafetos, como a viúva de Kurt Cobain, Courtney Love, que abraçou Grohl.

À “Rolling Stone”, Novoselic afirmou que recorreu a um livro com as cifras das canções de sua antiga banda para reaprender alguns trechos. A emoção de tocar as músicas novamente foi, no entanto, inevitável. Tanto que o baixista afirmou que tudo é possível de acontecer no futuro. “Há o Foo Fighters e Dave tem outros projetos rolando. E eu tenho alguns compromissos. Mas nunca dizemos nunca agora. Nós fizemos isso e tenho certeza que não diríamos não. Talvez possamos até mesmo fazer algumas músicas novas um dia”, prometeu.

Dave foi menos entusiasmado. “Nós nem conversamos sobre isso. Nós olhamos aquela noite como uma noite que pode nunca mais acontecer. É isso que a tornou tão poderosa, bela e significativa. Foi bom pra c******”, vibrou.

O atual líder do Foo Fighters também passou por dificuldades em relembrar algumas passagens na bateria. "Eu não toco essas músicas desde meus 25 anos. Agora tenho 45. Após a primeira noite de ensaios, fui mancando para casa, tomei duas taças de vinhos, três [comprimidos de] Advil, tomei um banho quente e dormi por 10 horas”.

Convite para cantores gerou nervosismo

Grohl ainda revelou por qual razão convidou mais mulheres para defender as canções do Nirvana no evento. Sem citar nomes, ele disse que os cantores ficaram nervosos com o convite. “Talvez tenham ficado apreensivos com o peso da coisa", observou.

Após o Rock and Roll Hall of Fame, eles fizeram um show surpresa com Joan Jett, em um bar próximo ao Barclays Center. Somados aos músicos, Kim Gordon (ex-Sonic Youth), Annie Clark (St. Vincent) e o guitarrista Pat Smear, que acompanhou o Nirvana na gravação de discos e shows, tocaram 19 canções. Veja o setlist:


1. "Smells Like Teen Spirit" (com Joan Jett)
2. "In Bloom" (com Joan Jett)
3. "Breed" (com Joan Jett)
4. "Territorial Pissings" (com Joan Jett)
5. "Aneurysm" (com Kim Gordon)
6. "Negative Creep" (with Kim Gordon)
7. "Moist Vagina" (with Kim Gordon)
8. "Lithium" (with St. Vincent)
9. "All Apologies"  (with Joan Jett) (Krist Novoselic no acordeon)
10. "About a Girl" (with St. Vincent)
11. "Heart-Shaped Box" (with St. Vincent)
12. "Drain You" (with J Mascis)
13. "Pennyroyal Tea" (with J Mascis)
14. "School" (with J Mascis)
15. "Serve the Servants" (with John McCauley)
16. "Milk It" (with John McCauley)
17. "Very Ape" (with John McCauley)
18. "Scentless Apprentice" (with John McCauley)
19. "Tourette's" (with John McCauley)