Topo

Jack White cumpre prometido e lança álbum em tempo recorde de quatro horas

Jack White grava, prensa, monta e distribui disco em tempo recorde de 3h55 e 21 segundos - AP
Jack White grava, prensa, monta e distribui disco em tempo recorde de 3h55 e 21 segundos Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

21/04/2014 07h59

Jack White conseguiu cumprir sua meta de liberar o álbum com o lançamento mais rápido da história. Segundo sua gravadora, a Third Man Records, a primeira leva de vinis sete polegadas para o Record Store Day foi gravada, prensada, montada e distribuída em 3h55 e 21 segundos cronometrados.

White havia anunciado o projeto no início do mês, declarando que "Lazaretto" seria o “o álbum mais rapidamente lançado na história da humanidade”. E assim foi. Às 10h da manhã deste sábado (19), ele entrou no Blue Room da Third Man Records, em Nashville, acompanhado de banda e gravou duas faixas.

A primeira foi "Lazaretto", faixa-título de seu próximo disco solo a caminho, e o lado B foi um cover de Elvis Presley da canção de 1969, "Power of My Love". As duas faixas foram cortada diretamente em acetato e as fitas da gravação original foram encaminhadas para a United Record Pressing para produzir os vinis em 45 rpm, com imagens registradas da performance para ilustração.

O registro em menos de quatro horas quebrou a até então existente marca do Guinness World Record, estabelecida pelo trio suíço Vollgas Kompanie, que liberou seu álbum ao vivo no dia 16 de agosto de 2008, um dia após a gravação.

Novo álbum
Jack White anunciou seu novo álbum solo, intitulado "Lazaretto", no início deste mês. O lançamento está marcado para o próximo dia 9 de junho, pela própria Third Man Records.

O trabalho é o sucessor de "Blunderbuss", que marcou a estreia de White como artista solo em 2012. Ainda há poucas informações a respeito de  "Lazaretto", porém já dá para ouvir uma das faixas do material inédito: a instrumental "High Ball Stepper":