Topo

Ministra do Canadá diz que Morrissey sofreu "lavagem cerebral"

24.jun.2011 - Morrissey canta no Festival de Glastonbury, em Glastonbury, Inglaterra - Ian Gavan/Getty Images
24.jun.2011 - Morrissey canta no Festival de Glastonbury, em Glastonbury, Inglaterra Imagem: Ian Gavan/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/04/2014 11h58

A ministra de Pesca e Oceanos do Canadá, Gail Shea, rebateu críticas do cantor Morrissey, que falou sobre a "gananciosa e bárbara" caça de focas naquele país, em um post intitulado "Este triste Canadá", publicado no último dia 19 de abril no site de fãs True To You, segundo o site de música NME.

Em resposta, a ministra escreveu: "O cantor britânico Morrissey é o último a entrar no trem de celebridades que buscam popularidade atacando a subsistência de pessoas que vivem dos recursos naturais, em vez de viver de venda de discos ou de índices de audiência da TV. A caça de focas é um meio de subsistência essencial para muitas famílias em comunidades rurais da costa, responsável por 35% de sua renda anual. Focas são um recurso abundante e sustentável, com estimativas recentes indicando uma população de cerca de 7,4 milhões de animais!". 

Ela argumenta que a caça de focas no Canadá é uma tradição centenária na província de Terra Nova, praticada por civilizações ancestrais durante milhares de anos. Também disse que a prática é regulamentada e conclui: "Sr. Morrissey e seus colegas de Hollywood sofreram lavagem cerebral com décadas de propaganda feita por grupos que defendem direitos dos animais e por ambientalistas radicais. Eles deveriam considerar os fatos ou falar com as pessoas que vivem ou são afetadas pela caça de focas, como eu fiz em muitas ocasiões, mas isso deve ser muito difícil de fazer de cima das torres de marfim de Hollywood". 
 
No post de Morrissey, ele, que há muito tempo defende a causa dos direitos dos animais, escreveu: "O Canadá é um lindo país, e as pessoas do Canadá são boas" e foca sua ira na ministra. Ele diz que ela "diz que os bebês foca são 'mortos de forma humana' e explica como os filhotes são baleados por rifles de alta potência. É essa a morte que Gail Shea gostaria para ela?".
 
Morrissey, ex-vocalista da banda The Smiths, está prestes a lançar o seu décimo disco de estúdio, "World Peace Is None of Your Business" (a paz mundial não é da sua conta, em livre tradução), que deve sair pelo selo Harvest Records, da gravadora Universal Music.