Topo

Megadeth se apresenta em SP com turnê do último álbum

Julio Feriato

Do UOL, em São Paulo

05/05/2014 08h05

Após quase dois anos da apresentação em que tocaram o álbum “Countdown to Extinction” na íntegra, em setembro de 2012, no extinto Via Funchal, e sete meses depois de abrirem para o Black Sabbath no Campo de Marte, os americanos do Megadeth retornam a São Paulo para turnê de divulgação de “Super Collider”, seu mais recente trabalho, lançado em 2013.

Muito fãs, no entanto, esperavam que a apresentação fosse de uma turnê comemorativa dos 20 anos do lançamento do álbum “Youthanasia” (1994) e que a banda também o tocaria na íntegra, como fez com "Countdown to Extinction". Porém, o vocalista/guitarrista e líder do Megadeth, Dave Mustaine, negou que isso fosse acontecer, apesar de o show ter sido anunciado dessa forma, mas deixou em aberto tal possibilidade quando o álbum, de fato, completar duas décadas, em outubro deste ano.

De qualquer modo, o Espaço das Américas ficou lotado de fãs da banda, muitos metaleiros adolescentes acompanhados de seus pais igualmente cabeludos, que também usavam camisetas de bandas de heavy metal. Sinal que os apreciadores do gênero musical continuam se renovando.

A banda entrou no palco pontualmente às 20h30, com “Hangar 18”, do clássico álbum “Rust In Peace”, de 1990. A voz de Mustaine foi praticamente abafada pelo coro da plateia, que cantou a música em uníssono e reproduzia com a voz até detalhes dos riffs e solos de guitarra. “Reckoning Day” veio em seguida, e sua recepção foi tão calorosa quanto a da dobradinha das clássicas “Wake Up Dead” e “In My Darkest Hour”, em seguida, na qual o público formou algumas tímidas rodas de mosh pit.

Mesmo com a boa aceitação de músicas mais recentes, como “Kingmaker”, são em clássicas como “Sweating Bullets”, “Poison Was the Cure”, “Youthanasia”, “A Tout Le Monde” e “Trust” que o bicho pega. O ponto alto da apresentação foi na execução de “Tornado of Souls” (que possui um dos solos de guitarra mais inspirados da carreira do grupo) e também na melódica “The Killing Road”.

Dave Mustaine estava visivelmente bem-humorado e conversou com a plateia durante vários momentos, sempre agradecendo a recepção. Também se gabou de o Megadeth ser uma das bandas de heavy metal que mais visitaram o país (esta foi a 13ª vez que o grupo se apresentou por aqui).

Como de costume, Mustaine exibiu a bandeira do Brasil, pendurando-a no pedestal de seu microfone. E, com certa desconfiança, examinou outra bandeira, jogada por uma fã, que continha o símbolo da banda, e também a pendurou em seguida.

A trinca “Peace Sells”, “Symphony of Destruction” e “Holy Wars...The Punishment Due” encerrou a noite em alto estilo, provando que, apesar de a banda ter lançado bons álbuns dos anos 90 pra cá, o repertório mais antigo ainda é o favorito dos fãs.

Veja as músicas que o Megadeth tocou em São Paulo:

“Hangar 18”
“Reckoning Day”
“Wake Up Dead”
“In My Darkest Hour”
“Set the World Afire”
“Sweating Bullets”
“She-Wolf”
“Dawn Patrol”
“Poison Was the Cure”
“Youthanasia”
“Trust”
“Tornado of Souls”
“A Tout Le Monde”
“Kingmaker”
“The Killing Road”
“Peace Sells”
“Symphony of Destruction”
“Holy Wars... The Punishment Due”