Topo

Jairzinho compõe música "O Sorriso" em homenagem ao pai; veja letra

Foto postada por Jairzinho em homenagem ao pai Jair Rodrigues - Divulgação
Foto postada por Jairzinho em homenagem ao pai Jair Rodrigues Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/05/2014 09h43

O cantor Jairzinho postou, em seu perfil do Facebook, a letra de uma música que compôs nesta sexta-feira (9), em homenagem a seu pai, o cantor Jair Rodrigues, que foi encontrado morto no dia 8.

Veja abaixo a letra de "O Sorriso":

O Sorriso (Jair Oliveira 09/05/14)

É...
A vida é tão frágil
E o tempo é tão ágil
Que a gente nem vê passar

É...
A realidade
Abraça a saudade
E aperta pra sufocar

É...
Aí lá no fundo
O que vale no mundo
É a luz de um Sorriso

É...
Este é o paraíso!
Sorrir é preciso
Pra não se perder a razão do sonhar

Então sorri com força
Sorri com vontade
Sorri pra vida
Pra ela te sorrir de verdade
Sorri com força
Sorri com vontade
Sorri pra vida
Pra ela te sorrir de verdade

Obrigado por teu Sorriso

A morte

O assessor de imprensa do artista, Giuliano Spadari, afirmou ao UOL que o corpo de Jair foi encontrado por funcionários da família, por volta das 10h, na sauna de sua casa.

De acordo com o produtor e cunhado do cantor, Pedro Melo, Jair Rodrigues fez um check up no hospital Oswaldo Cruz há três meses, e não apresentava problemas de saúde. Ele cumpria normalmente a agenda de shows e sua última apresentação foi na terça (6), em Minas Gerais. Indiretamente, o músico também estava "em cartaz" em São Paulo, interpretado pelo ator Ícaro Silva, em "Elis, A Musical". O elenco prepara uma homenagem a ele na apresentação desta noite.

Melo contou ao UOL que o velório, que será aberto ao público mais tarde, tinha mesmo que dar chance para os fãs se despedirem, pois Jair era "um cara do povo". "Não seria agora que afastaríamos o público dele. Jair nunca se negou a dar um autógrafo ou abraço nos fãs. Ele adorava o que fazia e, se pudesse, faria shows todos os dias".

A notícia da morte do cantor repercutiu imediatamente nas redes sociais entre os colegas do samba, do rap e até da música sertaneja, à qual Rodrigues também se associou ao cantar "Disparada", na TV nos anos 60. "Foram muitos anos que a gente se relacionou em eventos. Ele irradiava alegria", comentou Chitãozinho à TV Globo nesta manhã.

Trajetória

Natural de Igarapava, interior de São Paulo, Jair Rodrigues iniciou a carreira musical nos anos 1950. Na década seguinte, alcançou o sucesso em programas de calouros na TV. Em 1964 gravou seu disco de estreia, "Vou de Samba com Você", que já apresentava um de seus maiores sucessos, "Deixa Isso pra Lá", considerado precursor do rap. 

Ao lado de Elis Regina, o cantor ficou conhecido no país inteiro. Seus duetos com a "Pimentinha" renderam três discos: "Dois na Bossa" volumes 1, 2 e 3, gravados ao vivo. 

O último trabalho do cantor, o disco duplo "Samba Mesmo", é uma homenagem ao samba e à seresta e foi lançado em fevereiro.