Topo

"Não daremos chance para os fãs respirarem", diz Ira! sobre show da Virada

Carlos Minuano

Do UOL, em São Paulo

15/05/2014 16h21

Um show que há pouco tempo parecia improvável abre a 10ª edição da Virada Cultural, em São Paulo. Após sete anos de separação, muitas brigas e processos, o Ira! volta à ativa no palco Júlio Prestes, a partir das 18h de sábado (17).

“Não vamos dar muita chance para os fãs respirarem”, avisou Edgard Scandurra sobre a apresentação que marca a volta da banda. "É disso que [os fãs] sentem saudade, da falta de ar que o rock provoca”, completou o guitarrista.

Scandurra e Nasi, as cabeças à frente do Ira!, deram uma pausa nos ensaios para uma entrevista exclusiva ao UOL. Durante quase meia hora falaram à vontade sobre a nova fase e a intensa turnê que a banda inicia logo após a Virada Cultural. Na agenda, mais de 40 shows em vários Estados estão programados.

Apesar de voltar com novos integrantes, o grupo já está entrosado. Na primeira parte do ensaio, mandaram de uma só tacada uma sequência de sete músicas, as mesmas que devem abrir o show deste final de semana. Apesar dos quilinhos a mais, nem Nasi perdeu o fôlego.

O repertório está recheado de sucessos que pontuaram a trajetória da banda, com canções dos principais discos. “É um panorama sobre a nossa carreira”, comentou Nasi. “Tem os rocks pesados e rápidos e as baladas que são a cara do Ira!”.

A noite vai começar com o hit “Longe de Tudo”, seguido de outros clássicos, como “Gritos na Multidão”, “Flerte Fatal”, “É Assim que Me Querem”, “Tarde Vazia” e “Dias de Luta”. Depois é a vez da única inédita do show, “ABCD” (veja abaixo o repertório da apresentação). “Como são outros músicos, a pegada é diferente, as canções parecem novas”, disse Scandurra.

Nova formação

André Jung e Ricardo Gaspa, que integraram a banda por cerca de duas décadas, estarão ausentes na bateria e no baixo, respectivamente. Mas Nasi considera natural a mudança --mesmo com reclamações de fãs. Para ele, vínculos com outros músicos surgiram naturalmente durante o período de separação. “Aquele grupo com outra formação foi bacana, mas teve seu tempo de vida. Agora é o Ira! se reinventando.”

O novo elenco tem Johnny Boy no violão e teclados, um velho conhecido da turma. “Já tocou com a gente em discos e shows, tem o selo Ira! de qualidade”, brinca Scandurra. Evaristo Pádua, que tocou em trabalhos solos de Nasi, assume a bateria. Completa o time o baixista Daniel Rocha, filho de Scandurra, que também o acompanha em outros trabalhos --e "representa a juventude que o grupo precisava”, segundo o guitarrista.

Acerto de contas com fãs

A turnê é uma forma de acertar as contas com os fãs, admite Scandurra. “A banda terminou em 2007 de uma forma agressiva e pesada, sem dar muita satisfação às pessoas. Vamos retornar agora, olhar para todo esse público que temos e fazer alguma coisa mais bacana, que ficou faltando para nossa história.”

Por essas e outras, a nova temporada de shows pega emprestado o título da canção “Núcleo Base” (do primeiro disco “Mudança de Comportamento”, de 1985), considerada um dos grandes hinos do Ira!. “É uma daquelas músicas obrigatórias de nosso repertório, várias gerações conhecem. E esse núcleo base somos nós, eu e o Nasi, os fundadores da banda, que continuamos aqui”, explica Scandurra.

“Essa turnê tem tempo indefinido, mas não deve ser tão longa quanto parece”, emenda Nasi. “Temos planos para um trabalho novo”. Sem adiantar detalhes, ele garante que algo virá provavelmente em 2015. “Esses shows devem durar até termos esse novo capítulo para contar, um novo disco para entrar em turnê”.

Por ora, apenas uma inédita vai aparecer, mas outras cinco músicas novas já estão no forno, entrega Scandurra. “Dessa nossa volta deve sair um DVD, mas, quando entrarmos em estúdio outra vez, já deve ser para gravar coisas inéditas.”

Amadurecimento musical

Apesar de citar o recente passado de brigas e disputas judiciais, a dupla não quis comentar em detalhes a tensa separação da banda. “Não quero falar sobre isso, passei sete anos falando desse assunto”, arrematou Nasi, antes mesmo do final da pergunta. Scandurra também preferiu o silêncio. Mas eles concordam que, apesar do clima difícil, o hiato de sete anos teve pontos positivos, pois ampliou o horizonte musical de ambos.

“Serviu para irmos fundo em projetos individuais, seja solo ou em participações”, diz Nasi. O vocalista conta que, antes da separação, causava desavença entre eles o desejo de irem para outras direções, mas não poderem por causa dos compromissos profissionais. “Foi bom para o nosso amadurecimento.”

Eles admitem também que fãs tiveram papel fundamental na volta do Ira!. Scandurra conta que, por se expor mais, seja caminhando pelas ruas ou em transportes coletivos, foi muito assediado sobre uma possível trégua entre os roqueiros. “Havia uma cobrança intensa de pessoas de todas as classes sociais, de motoristas de ônibus a engraxates, gente que eu nunca esperava ouvir falar de rock questionava sobre a volta do Ira!”.

Turma do rock

Sobre o sumiço ou enfraquecimento de muitas bandas que agitaram as décadas de 80 e 90, Nasi diz que isso se deve ao fato de serem artistas com dificuldade em se adaptarem às regras da indústria musical. “Gêneros que vêm tomando conta das grandes rádios são mais popularescos, típicos para fazer sucesso imediato. O sistema como um todo prefere coisas descartáveis, artistas pouco pensantes, que não questionem nada”, analisa.

“A turma de rock é bem diferente desses sertanejos universitários que parecem ser feitos por geração espontânea, como bactéria, que entram na fila do matadouro para servirem ao mainstream”, alfineta Nasi.

“A cena independente que surgiu nas décadas de 80 e 90 é formada por muitos nomes que têm influência dessa atitude do rock. Mesmo sem abraçar a causa, muitos desses artistas ainda estão aí, possuem um som e uma estética própria e não topam o sucesso a qualquer custo”, complementa Scandurra.

Setlist que deve ser tocado pelo Ira! no show de abertura da Virada Cultural 2014

1 – Longe de Tudo

2 – Gritos na Multidão

3 – É Assim que me Querem

4 – Flerte Fatal

5- Tarde Vazia

6 – Dias de Luta

7 – ABCD

8 – Flores em Você

9 – No Universo dos Seus Olhos

10 – Tolices

11 – Mudança de Comportamento

12 – Rubro Zorro

13 – 15 Anos

14 – O Girassol

15 – Eu Quero Sempre Mais

16 – O Bom e Velho Rock’n Roll

17 – Envelheço na Cidade

18 – Núcleo Base

Bis

1 – Prisão das Ruas

2 – Coração

3 – Nas Ruas