Topo

Após crítica, música oficial da Copa ganha mais "brasilidade" em clipe

Do UOL, em São Paulo

16/05/2014 11h02

O clipe da música oficial da Copa do Mundo 2014 foi divulgado nesta sexta-feira (16) com mais percussão e participação do grupo baiano Olodum.

Intitulada "We Are One (Ole Ola)", com trechos em português, espanhol e inglês, a canção é interpretada pelo rapper Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte e integra o disco oficial da competição, "One Love: One Rhythm".

Na época de lançamento, a música foi criticada pelos ouvintes por não trazer a brasilidade esperada no arranjo e ritmo. Para a versão divulgada no clipe, chamada de "Olodum Mix", a faixa ganhou o peso da percussão típica da música afro baiana. O Olodum vai tocar a música ao vivo, ao lado do trio oficial, na cerimônia de abertura do evento

Mesmo com os "ajustes", houve quem reclamasse da nova versão nas redes sociais. Poucos minutos após a divulgação do clipe, a tag "Waka Waka", título da canção de Shakira usada na Copa do Mundo de 2010, entrou para os trending topics do Twitter. "Quem nasceu pra ser 'we are one' nunca será 'waka waka'", brincou @badalizando no microblog.

Jennifer Lopez e Claudia Leitte em cena do novo clipe - Reprodução - Reprodução
Jennifer Lopez e Claudia Leitte em cena do novo clipe
Imagem: Reprodução

Passistas e cores brasileiras
No clipe, Pitbull aparece cercado de passistas debaixo de um bandeirão, feito a partir das bandeiras de diversos países. Lopez e Leitte surgem cantando em cima de um trio elétrico e rebolando até o chão. Elas aparecem pouco, tanto na canção quanto no vídeo.

As imagens mesclam crianças jogando bola e cenas das conquistas da Seleção Brasileira no Mundial. 

Embora a canção tenha sofrido críticas pela falta de brasilidade no início, o clipe de "We Are One" traz imagens de festas e cores marcantes, com destaque para o verde e o amarelo. Passistas de escolas de samba aparecem em todo o lugar e jogadores como Neymar aparecem dançando ao comemorar um gol.

"We Are One" integra o álbum oficial do evento, "One Love, One Rhythm", lançado pela Fifa nesta semana. Na ocasião, a federação informou que o disco "inclui várias das estrelas mais famosas do panorama musical, que contribuirão com seus sons inconfundíveis ao ritmo da máxima competição do futebol mundial".

A colombiana Shakira, que cantou a canção oficial da Copa do Mundo da África do Sul, interpretará "La La La (Brazil 2014) em parceira com o músico Carlinhos Brown.