Topo

Erasmo Carlos chora e dedica primeiro show da turnê ao filho morto

Henrique Porto

Do UOL, no Rio*

24/05/2014 22h13Atualizada em 25/05/2014 10h05

Apenas dez dias após a morte do filho Alexandre Pessoal, o Gugu, Erasmo Carlos subiu ao palco do Vivo Rio, na capital fluminense, na noite deste sábado (24), para a estreia da turnê de seu novo álbum, "Gigante Gentil". O cantor segurou a emoção por quase toda a apresentação, que durou cerca de uma hora e meia, de forma muito bem humorada, mas não resistiu ao cantar “É preciso saber viver”. Chorou, homenageou o filho e desabafou.

“Confesso que é muito complicado estar aqui depois do que aconteceu. Não tenho nem palavras para agradecer o carinho todo que eu tenho recebido nesses dias todos, do Brasil inteiro. São os colegas, as redes sociais... Tudo é uma corrente muito grande que deu força, a mim e à minha família, para suportar nossa dor. Queria dizer que estou fazendo exatamente o que meu filho gostaria. Nossos somos músicos e o show não pode parar. O show tem que continuar. A música tem sempre que continuar”, disse o cantor.

“Queria pedir licença a vocês para dedicar esse show ao meu filho Gugu. Cada acorde feito hoje em cima desse palco, em todas as músicas, foram para ele. Muito obrigado”, agradeceu Erasmo, aplaudido de pé.

O Tremendão abriu os trabalhos pontualmente às 22h cantando a faixa-título do disco lançado em abril deste ano. "Boa noite. Quero dizer que é um orgasmo inenarrável estar aqui de novo, no Vivo Rio, e quero dizer também que nunca antes na história desse país vocês viram um compositor tão realizado, aos 53 anos de carreira, lançando mais um disco”, brincou o cantor.

Nos diversos momentos de diálogo com a platéia — que tinha as atrizes Betty Faria e Patrícia Travassos e músicos como Milton Nascimento e Eduardo Dusek —, falou sobre a hostilidade recebida por parte de alguns internautas. Foi chamado de "morto vivo", 'walking dead" e disse que se assustou com aquilo. "Hoje em dia eu superei essa fase e encaro até com muito humor". 

Na sequência, Eramos cantou "A Carta" e emendou com "Gatinha Manhosa", fazendo a plateia cantar junto. "Gostoso!", gritou uma fã. "Gostei disso", respondeu, o Tremendão, meio sem graça.

Erasmo relembrou da época que namorava muito por carta. "As mulheres perfumavam a carta, davam um beijo. E era romântico. Não existia outro meio de comunicação. Um dia, com o tempo, eu não recebia as cartas de volta, só mandava." O cantor contou que foi com Nelson Motta que ele se ligou que ninguém mais escrevia carta. "Agora é e-mail!". E assim ele introduziu a segunda música inédita da noite, "Amor na Rede".

O amor que sente pela alma feminina também foi tema da conversa com público e gancho para atacar com “Mulher”, um de seus maiores sucessos. "A mulher é poesia que eu mais amo nesse mundo. Uma me deu a vida, outras me deram filhos maravilhoso, outras me deram netos lindos. Eu acho que a mulher é mais completa tradução do amor aqui na Terra. Essa música é uma homenagem a elas", disse.

Erasmo chamou a violonista Ana de Oliveira no palco para acompanhá-lo na canção que ele diz ser a "Satisfaction", ou a sua "Anna Julia", "Sentado à Beira do Caminho".  

Depois apresentou outra do disco novo, "Sentimentos Complicados", sua primeira parceria com Caetano Veloso (“gênio de uma geração”, destacou Erasmo), além dos sucessos dos tempos de Jovem Guarda, “Quero que Vá Tudo pro Inferno”, “Fama de Mau” e “Vem Quente que Eu Estou Fervendo”. Foi a sequência mais pesada do show, com direito à citação ao riff de “Smoke on the water”, do Deep Purple, em “É proibido fumar”. Destaque também para a versão samba-rock de “Além do Horizonte”, um sopro de ousadia musical que não se ouve nos shows do amigo Roberto Carlos.

No fim, como que exorcizando o sofrimento pelos dias em que acompanhou o filho internado, despediu-se com “Festa de Arromba”, chorando mais uma vez e gritando ao microfone: “Valeu, Gugu! Porra! Meu filho!”

Veja o setlist:

“Gigante Gentil”
"A Carta” / “Gatinha Manhosa”
“Sou uma Criança”
“Dois Animais”
“Amor na Rede”
“Mesmo que Seja Eu”
“Grilos”
“Sentado à Beira do Caminho”
“Sentimentos Complicados”
“Mulher”
“50 Tons de Cor”
“Além do Horizonte”
“Jogo Sujo”
“Colapso “
“Quero que Vá Tudo pro Inferno”
“Fama de Mau”
“Vem Quente que Eu Estou Fervendo”
"É Proibido Fumar”

BIS
“É preciso saber viver”
“Festa de arromba”