Topo

Longe do Bon Jovi, Richie Sambora lança música sobre seu vício em drogas

Richie Sambora, guitarrista do Bon Jovi, em divulgação de seu disco solo, em 2012 - James Minchin III/NYT
Richie Sambora, guitarrista do Bon Jovi, em divulgação de seu disco solo, em 2012 Imagem: James Minchin III/NYT

Do UOL, em São Paulo

28/05/2014 11h01

O guitarrista Richie Sambora se baseou em sua própria experiência com drogas no passado para escrever a música que lançou na terça-feira, “Lighthouse”. A canção marca mais um passo na carreira solo após a saída do Bon Jovi.

O músico participou e tocou em uma escola de segundo grau em New Jersey, com o objetivo de chamar atenção dos pais e adolescentes para o risco das drogas. “Eu tenho experiência em primeira pessoa”, disse. “Eu nunca usei heroína, mas sempre usei outras coisas. Eu queria fazer algo otimista, um farol de luz e de esperança. Todo mundo precisa daquela luz quando está longe da costa”, se referindo ao nome da canção, que significa Farol em português.

“Lighthouse” será vendida pelo iTunes e o lucro revertido para tratamentos de viciados na região. Acompanhado de um coral, Sambora ainda cantou “Lean On Me”, uma cover de Bill Withers, e uma versão mais lenta do clássico de sua antiga banda, “Livin’ On a Prayer”.

O guitarrista, no entanto, rechaçou a informação que sua saída da banda em 2013 tivesse alguma relação com recaída no vício de drogas. Aos jornalistas, ele afirmou que o motivo real foi o ritmo da banda, que queria “fazer muito em pouco tempo”. “Minha última turnê foi de 52 países. Focê percebe que perde muito de sua vida”, disse.

Há um ano, Jon Bon Jovi deu entrevista sinalizando que Sambora estaria passando novamente por problemas com o álcool, assim como aconteceu em 2011, quando o guitarrista foi para reabilitação.

"Está ficando cada vez mais difícil dizer alguma coisa... Tudo o que eu posso dizer é isso. [A ausência do guitarrista] é por motivos pessoais. Ele já passou por isso antes. Felizmente para nós, o mesmo cara que o substituiu da última vez estava disponível neste momento", afirmou Jon.

O Bon Jovi passou pelo Brasil em outubro do ano passado, já sem Richie Sambora.