Topo

Vídeo raro traz Black Sabbath tocando em ringue de boxe na Alemanha em 1970

Do UOL, em São Paulo

29/05/2014 16h11

Um vídeo raro do Black Sabbath, gravado pela TV alemã em 1970, foi postado esta semana na internet com cenas até então desconhecidas para a maior parte dos fãs dos pioneiros do heavy metal.

As imagens flagram o grupo formado em Birmingham em dois momentos. No primeiro, no Festival "Rock Circus", em Frankfurt, tocando a faixa "War Pigs", ainda com sua antiga letra. Segundo informações do próprio vídeo, o show teria acontecido no dia 21 de junho de 1970.

Na segunda parte, o Black Sabbath surge com outro de seus clássicos, "Iron Man", em uma curiosa apresentação dentro de um ringue de boxe. Ambas as músicas seriam lançadas apenas em setembro do mesmo ano, no álbum "Paranoid". Na época, a banda excurcionava pelo continente europeu após gravar seu primeiro trabalho, "Black Sabbath", lançado em fevereiro.

Ainda segundo as informações do vídeo, grupos americanos e ingleses tinham o hábito de cobrar cerca de 50% a mais de cachê quando se apresentavam pela Europa, por culpa de seus empresários, o que acabava encarecendo os ingressos dos shows.

Para tocar no "Rock Circus", a banda de Ozzy, ainda iniciante, teria cobrado 4.000 marcos alemães, cerca de US$ 1,1 mil. Bem distante dos cachês exigidos por grupos da época, como o Ten Years After (50 mil marcos) e o Sly And Family Stone (28 mil marcos).