Topo

Na Espanha, Caetano se apresenta para 8 mil pessoas e faz gringos dançarem

Caetano Veloso se apresenta no festival Primavera Sound em Barcelona, na Espanha - EFE
Caetano Veloso se apresenta no festival Primavera Sound em Barcelona, na Espanha Imagem: EFE

Estefani Medeiros

Do UOL, na Espanha

31/05/2014 18h51

Atração considerada inusitada em meio a um line-up que incluiu Arcade Fire, Queens of the Stone Age, Buzzcocks e Nine Inch Nails, Caetano Veloso apresentou faixas de seu último álbum "Abraçaço" e clássicos da sua carreira no festival catalão Primavera Sound neste sábado (31).

Acompanhado da Banda Cê e do filho dele, Moreno, em um palco de frente para o mar, o baiano tocou versões rock de faixas como "Odeio", "Homem" e "Funk Melódico", colocou os gringos para dançar das formas mais caricatas com a sambante "Reconvexo", de Maria Bethânia, e arriscou uma acapella latina com "Tonada de Luna".

Caetano Veloso se apresenta no festival Primavera Sound ao pôr do sol - Estefani Medeiros/UOL - Estefani Medeiros/UOL
Caetano Veloso se apresenta no festival Primavera Sound em Barcelona, na Espanha, com pôr do sol
Imagem: Estefani Medeiros/UOL

Não faltaram ainda os hits "Leãozinho" e "A Luz de Tieta", que ganhou coreografia e coro do público. O bis veio com "Você Não Entende Nada" em uma versão festiva e com solos de guitarra estendidos.

Cercado por cavaletes e quadros com figuras geométricas, Caetano encheu o palco em formato auditório em um show que combinou o bom clima do fim de tarde e o pôr do sol para um público estimado em oito mil pessoas.

Por cerca de uma hora, Caetano, 71 anos, dançou, deitou, deu corridinhas pelo palco, mas não fez nenhum comentário. A despedida e agradecimento ao público foram feitas com gestos educados e delicados.

Na plateia, brasileiros que moram na Europa ajudaram a dar voz às músicas, como as amigas e estudantes Giovana Cardoso, 25, e Laura Soares, 28, que tinham o rosto pintado com a bandeira brasileira verde e amarelo. "Nós gostamos muito do show. Sempre acompanhamos artistas brasileiros para matar a saudade de casa."

Entre os estrangeiros, o italiano Diego Desal, 43, e a inglesa Angie Meadans, 40, aprovaram a apresentação. "Achamos o show muito bom porque ele não medo de inovar no palco e mostrar suas diferentes influências. Ele não se apega só a parte tropical, mas mostra também o seu lado rock e latino. Gostaríamos de vê-lo de novo em uma turnê por aqui", disse Desal. Não muito longe dali, um fã espanhol do Queens of the Stone Age gritava pedindo bis.

Rodrigo Amarante e bandas independentes também representaram a música brasileira

Além de Caetano, o ex-Los Hermanos Rodrigo Amarante abriu a programação na última quinta-feira com faixas de seu álbum solo "Cavalo". E as bandas independentes Móveis Coloniais de Acaju, Black Drawing Chalks, Boogarins e Single Parents se apresentaram em diferentes palcos do evento para os ouvidos dispostos a descobrir o rock nacional.