Topo

Carnaval da Copa de Salvador é cancelado; Fan Fest é mantida com Brown

Do UOL, em São Paulo

02/06/2014 19h27

O Carnaval fora de época de Salvador na Copa do Mundo, que aconteceria nos dias 14 e 15 de junho, foi cancelado. A capital baiana manterá a Fan Fest, evento oficial da Fifa, na programação de eventos oficiais na cidade durante o Mundial. Segundo a assessoria da prefeitura da cidade, a suspensão do Carnaval, que havia sido anunciado em 2013, se deve a uma "questão de patrocínio".

A Fan Fest, confirmada na tarde desta segunda-feira (2), acontecerá no Farol da Barra de Salvador. O primeiro evento será na abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho, durante o jogo do Brasil contra a Croácia, e se estenderá por 15 dias. Entre as atrações, Carlinhos Brown é o único que estaria no Carnaval e se mantém na programação do novo evento.

Entre os confirmados estão também os blocos afros Olodum, Ilê Aiyê, Comanches do Pelô, Apaches do Tororó, Muzenza, Malê de Balê, Quabales e Didá. Já os Palhaços do Rio Vermelho, Fred Dantas, Microtrio, Coreto Elétrico e Lateral Elétrica tocando na Caetanave, Ju Moraes, Alavontê, Carlos Pita, Adão Negro e Amanda Santiago. 

Os shows, que acontecerão nos dias de jogos da Seleção brasileira e das partidas na Arena Fonte Nova, terão inicio sempre uma hora antes dos times entrarem em campo, com encerramento uma hora depois. Haverá também apresentações durante os intervalos das partidas.

Inspiração no "Furdunço"
Segundo o secretário de Desenvolvimento e Cultura da Prefeitura de Salvador, Guilherme Bellintani, as atrações convidadas foram espelhadas no projeto "Furdunço" , que são blocos culturais sem abadás e sem cordas colocado em prática no Carnaval 2014. Os artistas não receberão cachê, mas a Fifa vai disponibilizar uma ajuda de custo no valor de R$ 4 mil.

A demora para a confirmação da Fan Fest se deu por causa de uma ação civil pública do Ministério Público da Bahia, que impedia que o evento fosse realizado com dinheiro público. Segundo a assessoria da prefeitura, não houve previsão orçamentária para a festa.