Topo

Desenhos e manuscritos de John Lennon são vendidos por US$ 2,9 milhões

Reprodução do desenho de John Lennon leiloado pela Sotheby"s - EFE
Reprodução do desenho de John Lennon leiloado pela Sotheby's Imagem: EFE

Do UOL, em São Paulo*

04/06/2014 20h02

Desenhos e manuscritos de John Lennon datados dos anos 1970 foram leiloados nesta quarta-feira (4) pela Sotheby's.

Os 89 lotes foram avaliados entre 850.000 e 1,2 milhão de dólares. Todos, sem exceção, foram vendidos em duas horas por 2,9 milhões de dólares (cerca de R$ 6,6 milhões), mais do que o dobro do estimado.

Lennon - EFE - EFE
Reprodução do desenho de John Lennon leiloado pela Sotheby's
Imagem: EFE

O leiloeiro Benjamin Doller estava radiante ao bater o martelo do último lote.

Os desenhos a tinta e os manuscritos de textos e poemas, alguns escritos a mão e outros a máquina, foram produzidos pelo ex-Beatle, morto em 1980, para dois livros publicados em 1964 e 1965, "In His Own Write", uma série de poemas e contos, e "A Spaniard in the Works".

Os objetos eram propriedade do editor Tom Maschler, que havia levado adiante o projeto destas duas obras para a editora Jonathan Cape.

O destaque do leilão foi "The Singularge Experience of Miss Anne Duffield", o manuscrito de uma paródia de Lennon para Sherlock Holmes presente em "A Spaniard in the Works", vendido por 209 mil dólares.

"O resultado foi extraordinário. A primeira venda de um lote total em 2014 na Sotheby's de Nova York, mostra que os versos nonsense, os trocadilhos, o humor maldoso e os desenhos cômicos de Lennon continuam a ter impacto 50 anos após a publicação de 'In His Own Write' e "A Spaniard in the Works'", disse Gabriel Heaton, vice-diretor do departamento de livros e manuscritos da Sotheby's, em um comunicado.

Entre outros itens de destaque no leilão, estavam o manuscrito de "The Fat Budgie", vendido por 143 mil dólares, e um desenho a tinta de um guitarrista, arrematado por 137 mil dólares.

Outros objetos leiloados eram um guia satírico de Liverpool e o desenho de um jovem e seis pássaros que serviu de capa ao single "Free as a Bird" dos Beatles.

Heaton, que descreveu os itens como a coleção mais substancial de trabalhos artísticos e manuscritos originais de Lennon, disse que todos os lotes à venda foram produzidos no auge da Beatlemania.

O leilão coincidiu com o 50º aniversário da publicação de "In his Own Write" e com a primeira apresentação dos Beatles nos Estados Unidos.

* Com informações de agências internacionais