Topo

Percussionista do Tamba Trio, Hélcio Milito morre no Rio aos 83 anos

O baterista e percussionista Hélcio Milito, que ficou conhecido como fundador do grupo Tamba Trio - Reprodução/Facebook
O baterista e percussionista Hélcio Milito, que ficou conhecido como fundador do grupo Tamba Trio Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

07/06/2014 20h41

O baterista e percussionista Hélcio Milito, que integrou o grupo Tamba Trio entre os anos 60 e 80, morreu na manhã deste sábado (7), no Rio de Janeiro, aos 83 anos. Segundo informações do "Jornal Nacional", ele estava internado havia dois meses por conta de um infarto.

Nascido em São Paulo, Milito mudou para o Rio em 1957 para tocar na banda de Djalma Ferreira. No final dos anos 50, formou o Conjunto Bossa Nova junto com Roberto Menescal, Luiz Carlos Vinhas, Bebeto Castilho, Luiz Paulo e Bill Horn.

Em 1962, foi um dos fundadores do Tamba Trio ao lado do pianista Luiz Eça e do contrabaixista Otávio Bailly (posteriormente substituído por Bebeto Castilho). O trio foi um dos principais grupos do Beco das Garrafas, reduto da bossa nova carioca na década de 1960.

Milito tocou com artistas como Maysa, Nara Leão, João Gilberto e Stan Getz. Ele também participou das trilhas sonoras dos filmes "Cinco Vezes Favela", "Os Cafajestes" e "Garrincha, Alegria do Povo".