Percussionista do Tamba Trio, Hélcio Milito morre no Rio aos 83 anos

O baterista e percussionista Hélcio Milito, que integrou o grupo Tamba Trio entre os anos 60 e 80, morreu na manhã deste sábado (7), no Rio de Janeiro, aos 83 anos. Segundo informações do "Jornal Nacional", ele estava internado havia dois meses por conta de um infarto.
Nascido em São Paulo, Milito mudou para o Rio em 1957 para tocar na banda de Djalma Ferreira. No final dos anos 50, formou o Conjunto Bossa Nova junto com Roberto Menescal, Luiz Carlos Vinhas, Bebeto Castilho, Luiz Paulo e Bill Horn.
Em 1962, foi um dos fundadores do Tamba Trio ao lado do pianista Luiz Eça e do contrabaixista Otávio Bailly (posteriormente substituído por Bebeto Castilho). O trio foi um dos principais grupos do Beco das Garrafas, reduto da bossa nova carioca na década de 1960.
Milito tocou com artistas como Maysa, Nara Leão, João Gilberto e Stan Getz. Ele também participou das trilhas sonoras dos filmes "Cinco Vezes Favela", "Os Cafajestes" e "Garrincha, Alegria do Povo".
8 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Grande perda para a MPB. Esses rapazes alegraram muito minha vida, no tempo da bossa nova. Sua mistura de samba e jazz fazia a diferença. Vá com Deus. hoje a tristeza não será apenas de nós dois!!!
Eu nunca me esqueci do LP Barquinho de Maysa, na Columbia(depois CBS) acompanhada por um grupo notável de músicos,entre os quais Hélcio Milito.Na capa, de pé,ele parece falar com Maysa.Esta, com um vestido negro,longo.O ar sombrio de Maysa contrastava com jovialidade de todos na foto.Todo mundo no "barquinho":Menescal,Luiz Eça, Bebeto, Luiz Carlos Vinhas,Normando Santos e outros.Mas custei a conectar aquele cara de pé, olhando para Maysa com um som estranhamente diferente na faixa "Recado à Solidão".Também em "Você e eu" de Carlos Lyra e Vinícus.Era o som de Hélcio, baterista e percussionista genial.Mais tarde reconheci essa batida diferente no primeiro álbum do Tamba Trio, na Philips. Grande Hélcio Milito.Que nunca precisou de bateria eletrônica.