Topo

Spike Lee se inspirou em "Pixote" para clipe de Kelly Rowland sobre a Copa

Do UOL, em São Paulo

12/06/2014 13h47

A ex-Destiny's Child Kelly Rowland está contando com uma ajuda de peso para emplacar "The Game", sua música sobre a Copa do Mundo: o cineasta Spike Lee, que transformou o videoclipe da faixa em um curta-metragem sobre futebol, filmado na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro.

Com o título de "Pixote's Game", Lee disse à revista "Rolling Stone" que uma de suas inspirações foi o filme brasileiro "Pixote" (1981), de Hector Babenco, e que o curta também é uma homenagem a ator Fernando Ramos da Silva, que estrelou o longa de Babenco e acabou morto pela polícia aos 19 anos.

A outra inspiração do cineasta foi o média-metragem francês "O Balão Vermelho", de Albert Lamorisse, de onde veio a ideia de colocar um garoto perseguindo uma bola de futebol por diversos pontos do Rio. Assista:

No clipe, o jovem Pixote, interpretado por Luis Eduardo Matos, ganha uma bola de futebol e tem de passar por muitos desafios até conseguir fazer um gol no Maracanã.

À reportagem, Lee ainda contou que foi fácil escalar o pequeno Matos, morador do Vidigal, para o papel "porque ele tinha uma cara ótima, sabe jogar futebol e já havia atuado antes". "Ele se divertiu muito durante toda a filmagem, mas no final já estava bem cansado. No último dia, ele estava exausto, mas deu tudo pelo filme", afirmou.

Lee, que filmou o clipe "They Don't Care Bout Us" no Brasil e adicionou a batida do Olodum à música de Michael Jackson,decidiu fazer o mesmo com a música de Rowland, para dar um toque de brasilidade. "Fazendo um documentário, filmamos uma grande escola de samba do Rio chamada Vila Isabel, com ótimos percussionistas", conta. "Quando ouvi a música, eu disse: 'Vou colocar um pouco de percussão aqui. Então, procuramos o grande arranjador Tunico da Vila e gravamos a bateria lá". Segundo Lee, Rowland gostou da modificação.

O diretor tem estado em contato constante com o Brasil há mais de dois anos, desde que começou a filmar o documentário "Go Brasil Go". Ele já fez quatro visitas ao país, nas quais entrevistou personalidades da política e da cultura, como o rapper Criolo, os integrantes do Racionais, o cantor Gilberto Gil, o deputado e ex-jogador Romário e o ex-presidente Lula. A ideia é terminar o projeto antes das Olimpíadas de 2016, no Rio.