Topo

Alceu Valença critica "complexo de vira-latas" após abertura da Copa

O músico Alceu Valença - Divulgação
O músico Alceu Valença Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/06/2014 12h43

O músico e compositor Alceu Valença criticou duramente nesta sexta-feira (13) a abertura da Copa do mundo ocorrida quinta (12) em São Paulo. Ele definiu o evento como um "arranjado vergonhoso" de "sonoridade medíocre" e disse ser um exemplo do "complexo de vira-latas" do brasileiro.

"Ontem, confesso, fiquei chateado com a abertura da Copa. A coreografia apresentada para o mundo que tentava mostrar o Brasil era pobre, insossa e beirava ao ridículo", escreveu o músico e compositor em sua página no Facebook. "A nossa diversidade cultural, que é viva, alegre e espontânea, foi representada por uma palidez mórbida, plastificada".

"Será que temos que carregar a vida toda esse complexo de vira-latas e sermos carne de segunda?", prosseguiu. "Pra que chamaram uma belga [para a coreografia] se temos Paulo Barros, Debora Colker, Paulo Pederneiras e muitos outros profissionais experientes?"

A abertura do evento, que custou R$ 18 milhões, foi criticada por não ser visualmente atraente e repetir clichês da cultura brasileira, ignorando grande parte da diversidade do país. Veja abaixo a postagem completa de Alceu Valença.