Alceu Valença critica "complexo de vira-latas" após abertura da Copa
O músico e compositor Alceu Valença criticou duramente nesta sexta-feira (13) a abertura da Copa do mundo ocorrida quinta (12) em São Paulo. Ele definiu o evento como um "arranjado vergonhoso" de "sonoridade medíocre" e disse ser um exemplo do "complexo de vira-latas" do brasileiro.
"Ontem, confesso, fiquei chateado com a abertura da Copa. A coreografia apresentada para o mundo que tentava mostrar o Brasil era pobre, insossa e beirava ao ridículo", escreveu o músico e compositor em sua página no Facebook. "A nossa diversidade cultural, que é viva, alegre e espontânea, foi representada por uma palidez mórbida, plastificada".
"Será que temos que carregar a vida toda esse complexo de vira-latas e sermos carne de segunda?", prosseguiu. "Pra que chamaram uma belga [para a coreografia] se temos Paulo Barros, Debora Colker, Paulo Pederneiras e muitos outros profissionais experientes?"
A abertura do evento, que custou R$ 18 milhões, foi criticada por não ser visualmente atraente e repetir clichês da cultura brasileira, ignorando grande parte da diversidade do país. Veja abaixo a postagem completa de Alceu Valença.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.