Topo

Novo disco de Julian Casablancas tem mensagem anticorporativa

Do UOL, em São Paulo

24/06/2014 10h27

O vocalista do Strokes, Julian Casablancas, revelou que sua nova fase musical será mais engajada que o normal. Com uma forte mensagem política e anticorporativa, o cantor anunciou, na segunda-feira (23), seu mais novo disco, gravado com a banda The Voidz: “Tyranny” (Na tradução: Tirania), previsto para ser lançado no dia 23 de setembro.

“A tirania tem surgido de várias formas ao longo da história. Agora, o bem do negócio é colocado acima de qualquer outra coisa, como as corporações que se tornaram o novo corpo dirigente”, afirma Casablancas em um release distribuído à imprensa. 

julian - Divulgação - Divulgação
Capa do novo disco de Julian Casablancas, "Tyranny"
Imagem: Divulgação
“A maioria das decisões parecem terem sido tomadas como as de um rei medieval: qualquer coisa que faça o lucro, enquanto se ignora e reprime a verdade sobre qualquer sofrimento que possa vir a causar (como a música pop, aliás).”

Na capa de “Tyranny”, aparece a ilustração de um tabuleiro de xadrez, onde todos os peões ficam de um lado, enquanto o rei, a rainha, os bispos, os cavalos e as torres, ficam de outro.

Casablancas já havia dado um gostinho do novo trabalho durante show no Brasil com o The Voidz, no Lollapalooza 2014, em São Paulo. Na ocasião,as reações empolgadas vieram apenas dos hits do Strokes e de "11th Dimension", seu único sucesso em carreira solo.

A julgar pelo novo vídeo divulgado por Casablancas, com imagens da banda em shows e ensaios, e prévias das canções, o disco deve seguir o mesmo som caótico e anárquico mostrado no festival

"Tyranny" já está em pré-venda com preço baixo -- US$3.87 (R$ 8,56, em média) -- no próprio selo do cantor, Cult Records.