Topo

Pink Floyd lança material inédito em outubro; conheça os detalhes

David Gilmour tem trabalhado em cima das sobras de "The Division Bell", de 1994 - Stephen Chernin/AP
David Gilmour tem trabalhado em cima das sobras de "The Division Bell", de 1994 Imagem: Stephen Chernin/AP

Do UOL, em São Paulo

07/07/2014 09h56

Há 20 anos sem lançar discos de inéditas, o Pink Floyd ressurge das cinzas para lançar álbum com material novo. Intitulado “The Endless River”, o disco sairá em outubro e reunirá sobras das sessões de gravação do último trabalho da banda, “The Division Bell”, lançado em 1994, recentemente retrabalhadas em estúdio.

As músicas foram gravadas naquele período e contam com a participação do tecladista Rick Wright, membro fundador do Pink Floyd, que morreu em 2008.

gilmour - Durga McBroom-Hudson/Facebook/Reprodução - Durga McBroom-Hudson/Facebook/Reprodução
A cantora Durga McBroom-Hudson (terceira da esq. à dir.) canta com David Gilmour nas gravações adicionais de "The Endless River"
Imagem: Durga McBroom-Hudson/Facebook/Reprodução

Quem revelou a novidade foi a escritora e compositora Polly Samson. Além de ter escrito algumas canções de “The Division Bell” e “The Endless River”, Samson é mulher de David Gilmour. Segundo ela, o material inédito é o “canto de cisne de Rick Wright”. “[São] muito bonitas”, diz ela sobre as canções.

No entanto, assim como nos álbuns anteriores da banda, o ex-vocalista e baixista Roger Waters não participa das gravações. A execução do baixo  fica a cargo do músico convidado Guy Pratt.

Sessões recentes em estúdio
A cantora Durga McBroom-Hudson, que já excursionou com Gilmour e Pink Floyd, participou das gravações e comemorou o anúncio no Facebook. "Sim, há um novo álbum do Pink Floyd saindo e eu estou nele!", escreveu ao postar uma foto das sessões de gravação.

Ela ainda revelou que as canções estavam planejadas para serem lançadas sob o nome de “The Big Spliff”, mas o projeto acabou sendo engavetado e, mais recentemente, retrabalhado. Durga afirmou que todas as canções do novo disco são inéditas.

"É por isso que há faixas de Richard Wright. Mas David e Nick fizeram muito mais coisa com elas desde então. Originalmente era para ser uma gravação completamente instrumental, mas eu cheguei em dezembro do último ano e cantei em algumas faixas. David então expandiu meus vocais de apoio e os transformou em voz principal em pelo menos uma delas.”

Questionada pelos seguidores se o disco seria acompanhado de show, ela acrescentou: “Eu ainda não sei se haverá uma turnê ou não. Fiquem atentos".

O grupo, que já vendeu 250 milhões de álbuns, realizou seu último show no projeto Live 8, em Londres, em 2005.

Cantor e baixista Roger Waters, que se demitiu da banda em 1985, continua a turnê com produções baseadas em torno dos álbuns conceituais da banda “The Wall” (1980) e “Dark Side of the Moon” (1973).

Embora ele tenha processado seus companheiros de grupo na década de 1980, para tentar impedi-los de usar o nome Pink Floyd, eles se reconciliaram nos últimos anos. As pazes foram seladas no palco com Gilmour e o baterista Nick Mason em 2011.

Além de “The Endless River”, a banda lançou recentemente uma caixa com seis discos para comemorar os 20 anos de “The Division Bell”.