Topo

Morre Vange Leonel, cantora de "Noite Preta", tema da novela "Vamp"

Do UOL, em São Paulo

14/07/2014 18h50

A cantora Vange Leonel, que ficou conhecida pela música "Noite Preta", tema de abertura da novela global "Vamp", morreu nesta segunda-feira (14), aos 51 anos, vítima de um câncer no ovário. A informação foi confirmada ao UOL por amigos próximos da artista. Ela estava internada no Hospital Santa Isabel, setor particular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

No Twitter, a mulher de Vange e também parceira musical, Cilmara Bedaque, chegou a pedir uma ajuda aos amigos. "Vange está com seríssimo problema de saúde. Peçam aos deuses, deusas, toquem tambores ou o que como o bem entenderem", escreveu ela no domingo (13). Já nesta segunda, Cilmara voltou a rede social: "Ela então sonhou que era livre / do cateter, das agulhas em suas veias / do buraco em seu peito. / eu só pude dizer: você é livre".

Nascida em São Paulo, Vange Leonel liderou no final dos anos de 1980 a banda Nau. Com o grupo, Vange lançou apenas um disco, "Nau", trabalho que chamou a atenção de ícones da música pop brasileira como Cazuza. A banda se fez em 1989 e Vange Leonel seguiu carreira solo. 

Em 1991, lançou seu primeiro álbum, "Vange", que trouxe "Noite Preta", tema da novela "Vamp", exibida pela Rede Globo em 1991. O segundo disco veio em 1996 com o título "Vermelho". A carreira solo, no entanto, não teve êxito comercial e não decolou. Foi então que ela decidiu trocar a música pela literatura e, em 1999, lançou o seu primeiro livro, "Lésbicas".

Vange também teve peças encenadas, como "As Sereias da Rive Gauche", e contribuiu com diversos zines e revistas, entre elas a coluna GLS da Revista Folha, da "Folha de S.Paulo". Com passado de ativismo com grupos GLS e feministas já nos anos 1980, Vange Leonel assumiu publicamente sua homossexualidade em 1995. 

Homenagens a Vange

A notícia da morte de Vange Leonel pegou artistas de surpresa. Cilmara lamentou a morte da mulher com um poema e diversos nomes das artes se manifestaram.

Soube agora que Vange Leonel faleceu. Tô arrasado!

— Luiz Thunderbird (@LuizThunderbird) July 14, 2014