Topo

MTV flerta com o novo, mas aposta maior parte das fichas do VMA na mesmice

Novos nomes do pop, Iggy Azalea e Ariana Grande comandam o verão e as paradas americanas - Getty Image
Novos nomes do pop, Iggy Azalea e Ariana Grande comandam o verão e as paradas americanas Imagem: Getty Image

Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

17/07/2014 16h47

O VMA, tradicional prêmio de música da MTV, sempre foi o melhor termômetro da popularidade dos artistas que fazem a cabeça do público jovem. Antenada nas promessas do pop, a emissora indicou para a edição de 2014 a sensualidade e o bom mocismo de Ariana Grande, chamada por muitos como "mini-Mariah Carey", em três categorias. Mesma quantidade foi dedicada a rapper neozelandesa marrenta Iggy Azeala (que, inclusive, participa da música "Problem", de Ariana).

Ambas não estão apenas nas paradas de álbuns mais vendidos como também têm se tornado novos ídolos para uma legião de consumidores teens, que se formam principalmente na internet e ganham forças pelas redes sociais. Durante toda a tarde de quarta-feira, por exemplo, fãs de artistas como Lady Gaga, Miley Cyrus, Selena Gomez, Demi Lovato e One Direction aguardavam pelo anúncio dos indicados, em uma ansiedade que se transforma em milhares de votos para seus ídolos.

Mas foram Iggy e Ariana que conseguiram desviar dos olhos da emissora a atenção por Lady Gaga, Katy Perry e Britney Spears, que até então passavam o rodo nas premiações. Gaga foi quem levou a pior: a cantora lançou em março o clipe de "G.U.Y", uma super produção luxuosa de 12 minutos, mas que foi completamente ignorada pela premiação.

Se a visão da MTV realmente traduz a atual música pop, a indústria pode até apostar em revelações, mas não abre mão dos ídolos construídos no começo dos anos 2000. Beyoncé e Eminem, que têm mais de dez anos de carreira, já acumulam respectivamente 12 e 11 astronautas de prata e, agora, voltam como os artistas com o maior número de indicações desta edição.

Beyoncé trouxe, em seu mais recente disco, autointitulado "Beyoncé", uma sonoridade mais dark, com influência do hip-hop e sobretudo sensual. Impulsionada pelo sucesso que fez lançando de surpresa um álbum completo em dezembro passado, com clipes para todas as músicas, a cantora foi eleita recentemente a celebridade mais poderosa do mundo e concorre a oito prêmios do VMA.

Já Eminem resgatou suas origens no vigoroso "The Marshall Mathers LP 2", e reeditou a parceria de sucesso com Rihanna de "Love The Way You Lie" no primeiro single do trabalho, "The Monster", o que lhe rendeu sete indicações.

Beyoncé e Eminem provaram ainda ter força, relevância e, principalmente, grandes vídeos e hits, mesmo passando por projetos não tão celebrados anteriormente, como o álbum anterior de Beyoncé, “4” (2011), ou “Relapse” (2009) de Eminem. São dois candidatos a algo até então impensável para o pop nos dias de hoje: referência para as fornalhas ininterruptas de ídolos pop.

A premiação da MTV pouco importa para o andamento da música, de fato, mas as indicações evidenciam uma crise de identidade no reinado da música pop: os novos nomes serão fortes e bons o bastante para abocanhar o posto? Ou a experiência de quem já tem mais de dez anos de carreira vai ditar as regras por mais um tempo? O público, que escolhe os vencedores nas principais categorias, dará o recado.

O VMA 2014 acontece no dia 24 de agosto em Inglewood, na Califórnia. No Brasil, o evento será transmitido ao vivo pela MTV a partir das 21h daquela data.