Topo

Johnny Depp toca em disco feito a partir de letras "perdidas" de Bob Dylan

Johnny Depp, durante participação como guitarrista em um show do Aerosmith - Splash News/AKM-GSI
Johnny Depp, durante participação como guitarrista em um show do Aerosmith Imagem: Splash News/AKM-GSI

Do UOL, em São Paulo

04/08/2014 19h03

O ator Johnny Depp vai participar de um novo álbum que terá como base letras “perdidas” de Bob Dylan, de acordo com o site da revista "NME".

O disco, que se chamará "Lost on the River: The New Basement Tapes" (Perdido no Rio: As Novas Fitas do Porão, em livre tradução) também terá participações de Marcus Mumford (da Mumford & Sons), Elvis Costello, Jim James (do My Morning Jacket), Rhiannon Giddens (do Carolina Cocolate Drops) e Taylor Goldsmith (do Dawes). A produção será de T. Bone Burnett, autor da música de abertura da primeira temporada da série de TV "True Detective".

Depp, que também é guitarrista e recentemente tem feito participações em shows do Aerosmith, tocará o instrumento na música "Kansas City", cantada por Elvis Costello. Ainda segundo o site da NME, Costello não conseguiu gravar a faixa completa em uma só sessão por causa de um show que faria no mesmo dia. Depp havia ido ver os ensaios nos estúdios Capitol, em Los Angeles, para visitar Burnett, que é seu amigo, e acabou contribuindo com o disco.

Os músicos que participam do álbum criaram arranjos para diversas letras inacabadas de Dylan. "Lost on the River: The New Basement Tapes" deve ser lançado em setembro, junto com um documentário chamado "Lost Songs: The Basement Tapes Continued", dirigido por Sam Jones. As letras vieram das sessões de “Basement Tapes”, gravadas por Dylan em 1967.

Sobre as gravações, Burnett comentou: “O melhor jeito de fazer música boa é quando uma comunidade de artistas se junta para um bem comum. Há muita generosidade e muito apoio dentro da sala o tempo todo, e isso reflete a tremenda generosidade mostrada por Bob ao compartilhar essas letras com a gente”.

O cineasta Jones comparou a descoberta das canções perdidas de Dylan com um roteiro de filme ficcional de Hollywood e completou: “É uma oportunidade única filmar T. Bone e esses grandes artistas em sua colaboração com o jovem Bob Dylan, e vice versa, na criação de novas canções e gravações. Esses dias e noites no estúdio têm sido nada menos do que mágicos.”