Topo

Leonard Cohen vai comemorar seus 80 anos com novo álbum de estúdio

Leonard Cohen, durante seu show no festival de Montreaux, em julho de 2013 - Valentin Flauraud/Reuters
Leonard Cohen, durante seu show no festival de Montreaux, em julho de 2013 Imagem: Valentin Flauraud/Reuters

Do UOL, em São Paulo

11/08/2014 17h07

O cantor, compositor e poeta Leonard Cohen vai comemorar seu aniversário de 80 anos em setembro lançando um novo LP, intitulado “Popular Problems”, informa o site da revista “Rolling Stone”. Enquanto representantes do artista não confirmam o álbum, informações sobre o lançamento surgiram na última semana no Leonard Cohen Event 2014, uma convenção oficial de fãs que acontece em Dublim, na Irlanda. Há ainda uma data de lançamento de “Popular Problems” listada na Amazon francesa: 22 de setembro.

“Leonard trabalhou duro em seu próximo álbum de estúdio, que será inteiro de músicas novas”, diz um comunicado lido durante o evento, que foi escrito por Jarkko Arjatsalo, que cuida do site oficial de Cohen e atua como mensageiro entre o cantor e sua comunidade de fãs. “Ele me pediu que lhes informasse que ‘Popular Problems’ estará nas lojas no final de setembro, pouco depois de seu aniversário de 80 anos.”

Em um e-mail para a “Rolling Stone”, Arjatsalo confirmou a declaração e disse que recebeu a informação “diretamente de Leonard”. “Nós estamos agora  na expectativa de um grande novo álbum de estúdio”, escreveu ele.

Cohen agradeceu publicamente Arjatsalo pelo seu incansável trabalho durante um show em 2012, na cidade natal do webmaster, Helsinki. “Uma pessoa desta cidade começou um website chamado The Leonard Cohen Files. Por seus esforços, meu trabalho foi mantido vivo por todos esses anos. O nome desse homem é Jarkko Arjatsalo. Eu quero agradecer a ele pelo esforço espetacular que ele fez em meu nome. Sou profundamente agradecido”, disse o cantor na ocasião.

O último álbum de Cohen foi “Old Ideas”, de 2012. Na época, ele apresentou algumas músicas ao vivo que acabaram não entrando no disco. Em uma entrevista concedida à “Rolling Stone” naquele ano, o cantor disse que já tinha material para dois terços do novo disco que sucederia “Old Ideas”.