Topo

Retorno de Kate Bush aos palcos é bem recebido pela crítica e pelos fãs

26.ago.2014 - Kate Bush volta aos palcos após mais de 30 anos em apresentação em Londres - AP
26.ago.2014 - Kate Bush volta aos palcos após mais de 30 anos em apresentação em Londres Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

27/08/2014 12h03

Com ingressos que se esgotaram em menos de 15 minutos, a turnê de retorno da cantora britânica Kate Bush, ícone musical da década de 70 que volta aos palcos após um hiato de 35 anos, teve estreia nesta terça (26), no Hammersmith Apollo de Londres. E as críticas da imprensa internacional não poderiam ter sido mais positivas. "Essa turnê é luz, filme, movimento e teatro, mas também um denso e catártico show de rock", caracterizou o jornal norte-americano New York Times. 

Intitulada "Before the Dawn" (Antes de Amanhecer, em livre tradução), a turnê conta com 22 datas no próprio Hammersmith Apollo, onde a cantora já se apresentou em 1979. Muitas teorias surgiram ao longo dos anos para justificar o hiato de mais de três décadas. Falava-se no perfeccionismo de Bush, o medo de voar e a morte de um dos integrantes de sua equipe durante uma turnê. Mas nada disso, no entanto, chegou a ser confirmado por ela.

Em 2005 ela rompeu o silêncio ao lançar o álbum "Aerial" (seu primeiro em 12 anos), que teve pouca repercussão, e em 2011 foi a vez de chegar no mercado o mais recente disco, "50 Words for Snow" – o segundo a sair pelo seu próprio selo, Fish People. Com uma carreira marcada por perfeccionismo e experimentalismos dentro do segmento do pop-rock, a britânica, que assinou com a major EMI quando tinha apenas 16 anos, se tornou uma das artistas mais respeitadas da música.

Na noite desta terça, a cantora de 56 anos abriu a apresentação com “Lily”, do álbum de 1993 “The Red Shoes”, sendo sucedida por clássicos como “Hounds of Love”, “Joanni,” “Running Up That Hill” e “King of the Mountain”. Acompanhada por uma banda de sete integrantes e cinco backing vocals, Bush foi ovacionada pelo público ao término de cada canção. Seguindo a linha de seus antigos shows, havia no palco a música somada a elementos do teatro e dança.

Dividido em três partes, a primeira contou com o formato tradicional de show. A segunda parte, intitulada “The Ninth Wave", representou o trecho conceitual com canções que abordam a história de uma mulher que se afoga no mar – com as canções do lado B do álbum “Hounds of Love”, como "And Dream of Sheep", "Under Ice" e “Waking the Witch". A última parte da apresentação, “Before The Dawn”, contou com o lado B do álbum “Aerial” também na íntegra – com faixas como "An Architect's Dream", "The Painter's Link" e "Nocturn".

Os hits “Wuthering Heights” e “Babooshka” não integraram o repertório, mas tais ausências não afetaram o espetáculo nem a resposta da plateia. Bush aparentava conforto no palco, longe do nervosismo que se esperaria de alguém que não se apresentava ao vivo há mais 30 anos. "Elas estava relaxada e confiante", afirmou o site do semanário britânico NME.  “Um retorno triunfante e caracteristicamente teatral”, segundo avaliou a Billboard.

Boa parte do público ainda pareceu atender ao pedido de Kate Bush para que as pessoas deixassem os celulares de lado. “Escolhemos um teatro íntimo em vez de um grande estádio propositalmente. Significaria muito para mim se vocês por favor se absterem de tirar fotos ou filmar durante os shows. Eu quero ter contato com vocês como audiência, sem iPhones, iPads e câmeras. Eu sei que é pedir muito, mas isso irá nos permitir compartilhar a experiência juntos", escreveu ela, anteriormente, em seu site oficial.

Setlist
“Lily”
“Hounds Of Love”
“Joanni”
“Top Of The City”
“Running Up That Hill”
“King Of The Mountain”

The Ninth Wave
“And Dream Of Sheep”
“Under Ice”
“Waking The Witch”
“Watching You Without Me”
“Jig Of Life”
“Hello Earth”
“The Morning Fog”

A Sky Of Honey
“Prelude”
“Prologue”
“An Architect’s Dream”
“The Painter’s Link”
“Sunset”
“Aerial Tal”
“Somewhere In Between”
“Nocturn”
“Aerial”

“Among Angels”
“Cloudbursting”